campanha

tp-pos

Fisioterapia Aplicada à Neonatologia

 

FISIOTERAPIA APLICADA À NEONATOLOGIA

 

OBJETIVO DO CURSO

 

O objetivo principal do curso é desenvolver competências, habilidades e conhecimentos necessários para que profissionais já graduados possam atuar e se destacar no mercado de trabalho.

A Fisioterapia aplicada à neonatologia é uma área nova, com amplo campo de atuação, a qual vem ganhando força devido à necessidade de especialistas na assistência a recém-nascidos extremamente frágeis. Novos recursos vêm sendo utilizados e a área de pesquisa é bastante promissora.

Ao formar profissionais altamente capacitados no atendimento de pacientes neonatais propiciamos ao fisioterapeuta especializando o acesso à pacientes do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/UNICAMP) permitiria uma visão ampla da realidade neonatal, bem como da atuação da fisioterapia desde o nascimento até a fase de lactente. Passando por todo o processo de internação e acompanhamento ambulatorial (follow-up).

O objetivo geral será capacitar o especializando a indicar e realizar os procedimentos específicos de fisioterapia na área de Neonatologia, como assistência respiratória, neurológica, cardiovascular, ortopédica e pré e pós cirúrgica. Oferecer ao especializando a complementação da formação universitária nos aspectos da prática profissional não contemplada no curso de graduação. Capacitar o profissional fisioterapeuta a implantar e realizar um programa de atendimento fisioterápico nas áreas de Respiratória, Neurológica, Cardiovascular, Ortopédica e Pós Cirúrgica. Capacitar o profissional fisioterapeuta a conduzir atendimento individualizado e humanizado para os pacientes internados e nos pós alta hospitalar.

Ao final do programa, o profissional terá desenvolvido um perfil crítico para avaliar as condições individuais dos pacientes da neonatologia bem como decidir e aplicar as melhores condutas, ao paciente, tomar decisões, gerenciar o tempo de assistência apoiar as demais equipes e orientar os cuidadores.

O Curso propiciará ao fisioterapeuta uma visão ampla da realidade neonatal, bem como da atuação global da fisioterapia desde o nascimento até a fase de lactente. Passando por todo o processo de internação e acompanhamento ambulatorial (follow-up). em fisioterapia neonatal hospitalar e ambulatorial, nas áreas respiratória e sensório motora.

Qualificar fisioterapeutas para atuar junto a equipe multidisciplinar, visando as necessidades do paciente hospitalizado e em seguimento ambulatorial. Aperfeiçoar o conhecimento teórico específico e estimular as atividades de pesquisa, extensão e atuação no meio acadêmico. Proporcionar vivência profissional nas atividades de fisioterapia em um serviço de referência nacional. Estimular o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, inovação, criatividade e pro atividade. Capacitar o profissional a atuar em atividades de promoção da saúde, prevenção, recuperação/reabilitação.

A Universidade Estadual de Campinas é referência para formação de profissionais qualificados e com habilidades específicas para atuar em todas as regiões do Brasil incluindo as áreas com maior escassez de profissionais e recursos.

A pós-graduação em Fisioterapia Aplicada a Neonatologia torna-se indispensável neste contexto, pois o curso visa oferecer formação e capacitação especializada baseada em conceitos de qualidade e segurança, por meio de profissionais altamente qualificados e preparados e alta tecnologia disponível, em um hospital de referência com foco principal em procedimentos de alta complexidade, contemplando conhecimento integral na área Neonatal.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

ATIVIDADES PRÁTICAS

Na pós-graduação em Fisioterapia Aplicada à Neonatologia o aluno terá a oportunidade de desenvolver atividades práticas e adquirir experiência em diversas áreas de atuação através de atividades nos setores: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de cuidados Neonatais, Unidade Canguru, Ambulatório de Follow-up. Carga horária total das atividades práticas:  945 horas.

 

ATIVIDADES TEÓRICAS

As atividades teóricas incluem aulas teóricas, discussões de casos e artigos, visita multidisciplinar e apresentação de seminários.  O conteúdo teórico tem como objetivo proporcionar e aprofundar o conhecimento técnico-científico, além de desenvolver atividades que visam a integralidade e trabalho em equipe como base para atuação profissional e assistência. Carga horária total das atividades teóricas: 465 horas.

 

EMENTA DO CURSO

O curso de Pós-graduação em Fisioterapia Aplicada à Neonatologia capacitará o profissional a desenvolver habilidades e conhecimentos baseados em evidências cientificas para o atendimento de pacientes hospitalizados e em âmbito Ambulatórial. O foco principal é proporcionar atendimento humanizado e especializado visando a reabilitação e a recuperação da funcionalidade, reduzindo as complicações relacionadas ao tempo de internação hospitalar e a prematuridade.

 

GRADE CURRICULAR

FCM-8004 – Fisioterapia Aplicada à Neuroneonatologia

Ementa: Embriologia e Desenvolvimento do Sistema nervoso central Desenvolvimento neuro-motor normal. Desenvolvimento neuro-motor do recém-nascido pré-termo. Maturação neurológica do recém-nascido. Alterações no desenvolvimento neuro-motor dos 0 a 12 meses, típico e atípico Prematuridade e baixo peso. Patologias neurológicas no período neonatal: Asfixia e encefalopatia hipóxico-isquêmica. Fluxo sanguíneo cerebral. Fluxo sanguíneo cerebral e sua relação com técnicas fisioterápicas. Hemorragia periventricular intraventricular. Leucomalácia periventricular. Síndromes genéticas. Malformações congênitas. Espinha bífida. Artrogripose. Infecções congênitas do S.N.C. Paralisia do plexo braquial. Hidrocefalia. Paralisia cerebral

FCM-8006 – Fisioterapia Aplicada à Cardiopulmonar

Ementa: Embriologia e Desenvolvimento cardiopulmonares perinatal. Fisiologia pulmonar do recém-nascido. Diferenças anatômicas e fisiológicas do sistema respiratório do recém-nascido. Patologias respiratórias no período neonatal. Apneia da prematuridade. Infecções de vias aéreas superiores. Refluxo gastresofágico. Displasia bronco pulmonar. Atuação da fisioterapia na displasia bronco pulmonar. Bronquiolite. Síndromes aspirativas. Asma e lactente chiador. Atuação da fisioterapia na asma, mucovisidose e refluxo gastresofágico. Atresia de esôfago. Hérnia diafragmática. Noções de ventilação mecânica teórica. Noções de ventilação mecânica prática. Acessórios e montagem dos aparelhos de ventilação mecânica. Pré e pós extubação. Fadiga dos músculos respiratórios. Complicações da ventilação assistida. Ventilação regional. Pneumopatias crônicas na infância. Pneumopatias agudas na infância. Comunicação inter-atrial. Comunicação interventricular. Tetralogia de Fallot. Persistência do canal arterial.

FCM-8007 – Fisioterapia nas patologias e Condutas Especificas Aplicadas ao Recém-nascido pré-termo

Ementa: Apresentação dos protocolos Avaliação Precauções padrão - transmissão da infecção hospitalar. Vigilância de infecções. Gestação de alto risco. Classificação do recém-nascido. Monitorização do recém-nascido. Exames complementares. Rotinas de enfermagem. Vias de administração de medicação. Prematuridade e termorregulação. Triagem auditiva neonatal. Retinopatia da prematuridade. RX. Ultrassonografia trans fontanela. Pré e Pós Cirúrgicos. Alterações ortopédicas em recém-nascidos e lactentes.

FCM-8008 – Fisioterapia Aplicada à Humanização e Cuidados Individualizados Neonatal

Ementa: Humanização nos cuidados ao recém-nascido pré-termo Método canguru Cuidados individualizados e fim de vida.

FCM-8051 – Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Reabilitação

Ementa: Embriologia do sistema musculoesquelético. Desenvolvimento do sistema musculoesquelético.

FCM-8052 – Atividade Didático Pedagógica

Ementa: Os quatro domínios da aprendizagem, Motivação e didática O plano de aula e a aula Escolas Psicopedagógica Como preparar uma aula no computador. Como fazer uma boa apresentação Gestos e Posturas na sala de aula, Ensino e Mídia. Organização da Jornada de Fisioterapia.

FCM-8054 – Trabalho de Conclusão de Curso

Ementa: : Introdução a Metodologia de pesquisa Ferramentas para avaliação da qualidade metodológica Revisão de literatura, leitura crítica de artigo científico Tipos de projeto de pesquisas Desenhos de estudos Tipos de estudo: ensaio clinico, revisão sistemática, metanalise Problemas, hipóteses, justificativas e objetivos Variáveis de pesquisa (qualitativas, quantitativas, dependentes e independentes) Resultados, discussão, conclusão, referência bibliográfica, orçamento Considerações éticas e cronograma. Procedimentos estatísticos usuais

FCM-8055 – Prática Terapêutica Supervisionada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Ementa: Avaliação fisioterapêutica respiratória. Avaliação fisioterapêutica neurológica. Técnicas de fisioterapia respiratória. Específicas no período neonatal Estimulação precoce

FCM-8056 – Prática Terapêutica Supervisionada em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal e Unidade Canguru

Ementa: Avaliação fisioterapêutica respiratória. Avaliação fisioterapêutica neurológica. Técnicas de fisioterapia respiratória. Específicas no período neonatal Estimulação precoce

FCM-8057 – Prática Terapêutica Supervisionada no Ambulatório de Follow-Up e Ambulatório Respiratório

Ementa: Avaliação fisioterapêutica respiratória. Avaliação fisioterapêutica neurológica. Técnicas de fisioterapia neurológica e Técnicas de fisioterapia respiratória. Estimulação oportuna

 

Coordenador do curso:

Professor Doutor Sergio Tadeu Martins Marba

Médico, Neonatologista, Professor Titular e Chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Hospital da Mulher (CAISM/UNICAMP). Mestre, Doutor e Livre Docente pela UNICAMP. Consultor Neonatal e do Método Canguru da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (COCAM/MS) e do Portal de Boas Práticas do IFF/FIOCRUZ atuando na Estratégia QualiNeo. Membro do Grupo Executivo do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Superior da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN). Membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da SBP. Assessor de Políticas Públicas da SBP.   

 

Corpo docente

Prof. Dr. Jamil Pedro de Siqueira Caldas UNICAMP/FCM/ /Doutor

Dra. Maria Aparecida M S Mezzacappa UNICAMP/FCM/ Doutora

Dra. Monica Aparecida Pessoto UNICAMP/FCM/ Doutora

Dra. Sophie Francoise Mauricette Derchain UNICAMP/FCM/ Doutora

Ft. Camila da Silva Pires UNICAMP/ CAISM Mestre Fisioterapeuta

Ft. Denise Trevisol Ribeiro Duarte UNICAMP/CAISM Especialista

Ft. Fabiana Lima Carvalho UNICAMP//CAISM Doutora

Ft. Fernanda Blanco Ferraz de Freitas UNICAMP/CAIM Especialista

Dra. Ana Paula Damiano UNICAMP/CAISM/ Mestre

Dra. Jussara de Lima e Souza UNICAMP/CAISM/ Doutora

Dra. Katia Maria Ribeiro Silva Schmutzler UNICAMP/HC/ Doutor

Dr. Luis Eduardo de Figueiredo Vinagre UNICAMP/CAISM Doutor

Ft. Maria Regina de Carvalho Coppo UNICAMP/FCM  Mestre

Ft. Mônica de Caralho Sanchez Stopiglia UNICAMP/CAISM Mestre

Fo. Myriam Maria Andreotti Favaro UNICAMP/CAISM/ Especialista

Dra. Rafaella Dini Miyaoka UNICAMP/CAISM/ Doutora Medico

Ft. Regina Celia Turolla de Souza UNICAMP/HC/ Doutora fisioterapeuta -

Dra. Roselli Calil UNICAMP/CAISM/ Doutora

Dra. Stefania Lucizani Pacifico UNICAMP/CAISM/ Doutora

Dra. Tarita de Losso da Silveira Bueno UNICAMP/CAISM/ Doutora

Suzana Guimarães Moraes PUC-São Paulo/ Mestre

Ft. Tathiana Ghisi de Souza Profissional Autônoma/ Doutora

Ft. Ticiana Aparecida Alves de Mira Ouro Verde Hospital/ Doutora