FISIOTERAPIA APLICADA À NEONATOLOGIA
OBJETIVO DO CURSO
O objetivo principal do curso é desenvolver competências, habilidades e conhecimentos necessários para que profissionais já graduados possam atuar e se destacar no mercado de trabalho.
A Fisioterapia aplicada à neonatologia é uma área nova, com amplo campo de atuação, a qual vem ganhando força devido à necessidade de especialistas na assistência a recém-nascidos extremamente frágeis. Novos recursos vêm sendo utilizados e a área de pesquisa é bastante promissora.
Ao formar profissionais altamente capacitados no atendimento de pacientes neonatais propiciamos ao fisioterapeuta especializando o acesso à pacientes do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/UNICAMP) permitiria uma visão ampla da realidade neonatal, bem como da atuação da fisioterapia desde o nascimento até a fase de lactente. Passando por todo o processo de internação e acompanhamento ambulatorial (follow-up).
O objetivo geral será capacitar o especializando a indicar e realizar os procedimentos específicos de fisioterapia na área de Neonatologia, como assistência respiratória, neurológica, cardiovascular, ortopédica e pré e pós cirúrgica. Oferecer ao especializando a complementação da formação universitária nos aspectos da prática profissional não contemplada no curso de graduação. Capacitar o profissional fisioterapeuta a implantar e realizar um programa de atendimento fisioterápico nas áreas de Respiratória, Neurológica, Cardiovascular, Ortopédica e Pós Cirúrgica. Capacitar o profissional fisioterapeuta a conduzir atendimento individualizado e humanizado para os pacientes internados e nos pós alta hospitalar.
Ao final do programa, o profissional terá desenvolvido um perfil crítico para avaliar as condições individuais dos pacientes da neonatologia bem como decidir e aplicar as melhores condutas, ao paciente, tomar decisões, gerenciar o tempo de assistência apoiar as demais equipes e orientar os cuidadores.
O Curso propiciará ao fisioterapeuta uma visão ampla da realidade neonatal, bem como da atuação global da fisioterapia desde o nascimento até a fase de lactente. Passando por todo o processo de internação e acompanhamento ambulatorial (follow-up). em fisioterapia neonatal hospitalar e ambulatorial, nas áreas respiratória e sensório motora.
Qualificar fisioterapeutas para atuar junto a equipe multidisciplinar, visando as necessidades do paciente hospitalizado e em seguimento ambulatorial. Aperfeiçoar o conhecimento teórico específico e estimular as atividades de pesquisa, extensão e atuação no meio acadêmico. Proporcionar vivência profissional nas atividades de fisioterapia em um serviço de referência nacional. Estimular o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, inovação, criatividade e pro atividade. Capacitar o profissional a atuar em atividades de promoção da saúde, prevenção, recuperação/reabilitação.
A Universidade Estadual de Campinas é referência para formação de profissionais qualificados e com habilidades específicas para atuar em todas as regiões do Brasil incluindo as áreas com maior escassez de profissionais e recursos.
A pós-graduação em Fisioterapia Aplicada a Neonatologia torna-se indispensável neste contexto, pois o curso visa oferecer formação e capacitação especializada baseada em conceitos de qualidade e segurança, por meio de profissionais altamente qualificados e preparados e alta tecnologia disponível, em um hospital de referência com foco principal em procedimentos de alta complexidade, contemplando conhecimento integral na área Neonatal.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
ATIVIDADES PRÁTICAS
Na pós-graduação em Fisioterapia Aplicada à Neonatologia o aluno terá a oportunidade de desenvolver atividades práticas e adquirir experiência em diversas áreas de atuação através de atividades nos setores: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de cuidados Neonatais, Unidade Canguru, Ambulatório de Follow-up. Carga horária total das atividades práticas: 945 horas.
ATIVIDADES TEÓRICAS
As atividades teóricas incluem aulas teóricas, discussões de casos e artigos, visita multidisciplinar e apresentação de seminários. O conteúdo teórico tem como objetivo proporcionar e aprofundar o conhecimento técnico-científico, além de desenvolver atividades que visam a integralidade e trabalho em equipe como base para atuação profissional e assistência. Carga horária total das atividades teóricas: 465 horas.
EMENTA DO CURSO
O curso de Pós-graduação em Fisioterapia Aplicada à Neonatologia capacitará o profissional a desenvolver habilidades e conhecimentos baseados em evidências cientificas para o atendimento de pacientes hospitalizados e em âmbito Ambulatórial. O foco principal é proporcionar atendimento humanizado e especializado visando a reabilitação e a recuperação da funcionalidade, reduzindo as complicações relacionadas ao tempo de internação hospitalar e a prematuridade.
GRADE CURRICULAR
FCM-8004 – Fisioterapia Aplicada à Neuroneonatologia
Ementa: Embriologia e Desenvolvimento do Sistema nervoso central Desenvolvimento neuro-motor normal. Desenvolvimento neuro-motor do recém-nascido pré-termo. Maturação neurológica do recém-nascido. Alterações no desenvolvimento neuro-motor dos 0 a 12 meses, típico e atípico Prematuridade e baixo peso. Patologias neurológicas no período neonatal: Asfixia e encefalopatia hipóxico-isquêmica. Fluxo sanguíneo cerebral. Fluxo sanguíneo cerebral e sua relação com técnicas fisioterápicas. Hemorragia periventricular intraventricular. Leucomalácia periventricular. Síndromes genéticas. Malformações congênitas. Espinha bífida. Artrogripose. Infecções congênitas do S.N.C. Paralisia do plexo braquial. Hidrocefalia. Paralisia cerebral
FCM-8006 – Fisioterapia Aplicada à Cardiopulmonar
Ementa: Embriologia e Desenvolvimento cardiopulmonares perinatal. Fisiologia pulmonar do recém-nascido. Diferenças anatômicas e fisiológicas do sistema respiratório do recém-nascido. Patologias respiratórias no período neonatal. Apneia da prematuridade. Infecções de vias aéreas superiores. Refluxo gastresofágico. Displasia bronco pulmonar. Atuação da fisioterapia na displasia bronco pulmonar. Bronquiolite. Síndromes aspirativas. Asma e lactente chiador. Atuação da fisioterapia na asma, mucovisidose e refluxo gastresofágico. Atresia de esôfago. Hérnia diafragmática. Noções de ventilação mecânica teórica. Noções de ventilação mecânica prática. Acessórios e montagem dos aparelhos de ventilação mecânica. Pré e pós extubação. Fadiga dos músculos respiratórios. Complicações da ventilação assistida. Ventilação regional. Pneumopatias crônicas na infância. Pneumopatias agudas na infância. Comunicação inter-atrial. Comunicação interventricular. Tetralogia de Fallot. Persistência do canal arterial.
FCM-8007 – Fisioterapia nas patologias e Condutas Especificas Aplicadas ao Recém-nascido pré-termo
Ementa: Apresentação dos protocolos Avaliação Precauções padrão - transmissão da infecção hospitalar. Vigilância de infecções. Gestação de alto risco. Classificação do recém-nascido. Monitorização do recém-nascido. Exames complementares. Rotinas de enfermagem. Vias de administração de medicação. Prematuridade e termorregulação. Triagem auditiva neonatal. Retinopatia da prematuridade. RX. Ultrassonografia trans fontanela. Pré e Pós Cirúrgicos. Alterações ortopédicas em recém-nascidos e lactentes.
FCM-8008 – Fisioterapia Aplicada à Humanização e Cuidados Individualizados Neonatal
Ementa: Humanização nos cuidados ao recém-nascido pré-termo Método canguru Cuidados individualizados e fim de vida.
FCM-8051 – Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Reabilitação
Ementa: Embriologia do sistema musculoesquelético. Desenvolvimento do sistema musculoesquelético.
FCM-8052 – Atividade Didático Pedagógica
Ementa: Os quatro domínios da aprendizagem, Motivação e didática O plano de aula e a aula Escolas Psicopedagógica Como preparar uma aula no computador. Como fazer uma boa apresentação Gestos e Posturas na sala de aula, Ensino e Mídia. Organização da Jornada de Fisioterapia.
FCM-8054 – Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: : Introdução a Metodologia de pesquisa Ferramentas para avaliação da qualidade metodológica Revisão de literatura, leitura crítica de artigo científico Tipos de projeto de pesquisas Desenhos de estudos Tipos de estudo: ensaio clinico, revisão sistemática, metanalise Problemas, hipóteses, justificativas e objetivos Variáveis de pesquisa (qualitativas, quantitativas, dependentes e independentes) Resultados, discussão, conclusão, referência bibliográfica, orçamento Considerações éticas e cronograma. Procedimentos estatísticos usuais
FCM-8055 – Prática Terapêutica Supervisionada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Ementa: Avaliação fisioterapêutica respiratória. Avaliação fisioterapêutica neurológica. Técnicas de fisioterapia respiratória. Específicas no período neonatal Estimulação precoce
FCM-8056 – Prática Terapêutica Supervisionada em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal e Unidade Canguru
Ementa: Avaliação fisioterapêutica respiratória. Avaliação fisioterapêutica neurológica. Técnicas de fisioterapia respiratória. Específicas no período neonatal Estimulação precoce
FCM-8057 – Prática Terapêutica Supervisionada no Ambulatório de Follow-Up e Ambulatório Respiratório
Ementa: Avaliação fisioterapêutica respiratória. Avaliação fisioterapêutica neurológica. Técnicas de fisioterapia neurológica e Técnicas de fisioterapia respiratória. Estimulação oportuna
Coordenador do curso:
Professor Doutor Sergio Tadeu Martins Marba
Médico, Neonatologista, Professor Titular e Chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Hospital da Mulher (CAISM/UNICAMP). Mestre, Doutor e Livre Docente pela UNICAMP. Consultor Neonatal e do Método Canguru da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (COCAM/MS) e do Portal de Boas Práticas do IFF/FIOCRUZ atuando na Estratégia QualiNeo. Membro do Grupo Executivo do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Superior da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN). Membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da SBP. Assessor de Políticas Públicas da SBP.
Corpo docente
Prof. Dr. Jamil Pedro de Siqueira Caldas UNICAMP/FCM/ /Doutor
Dra. Maria Aparecida M S Mezzacappa UNICAMP/FCM/ Doutora
Dra. Monica Aparecida Pessoto UNICAMP/FCM/ Doutora
Dra. Sophie Francoise Mauricette Derchain UNICAMP/FCM/ Doutora
Ft. Camila da Silva Pires UNICAMP/ CAISM Mestre Fisioterapeuta
Ft. Denise Trevisol Ribeiro Duarte UNICAMP/CAISM Especialista
Ft. Fabiana Lima Carvalho UNICAMP//CAISM Doutora
Ft. Fernanda Blanco Ferraz de Freitas UNICAMP/CAIM Especialista
Dra. Ana Paula Damiano UNICAMP/CAISM/ Mestre
Dra. Jussara de Lima e Souza UNICAMP/CAISM/ Doutora
Dra. Katia Maria Ribeiro Silva Schmutzler UNICAMP/HC/ Doutor
Dr. Luis Eduardo de Figueiredo Vinagre UNICAMP/CAISM Doutor
Ft. Maria Regina de Carvalho Coppo UNICAMP/FCM Mestre
Ft. Mônica de Caralho Sanchez Stopiglia UNICAMP/CAISM Mestre
Fo. Myriam Maria Andreotti Favaro UNICAMP/CAISM/ Especialista
Dra. Rafaella Dini Miyaoka UNICAMP/CAISM/ Doutora Medico
Ft. Regina Celia Turolla de Souza UNICAMP/HC/ Doutora fisioterapeuta -
Dra. Roselli Calil UNICAMP/CAISM/ Doutora
Dra. Stefania Lucizani Pacifico UNICAMP/CAISM/ Doutora
Dra. Tarita de Losso da Silveira Bueno UNICAMP/CAISM/ Doutora
Suzana Guimarães Moraes PUC-São Paulo/ Mestre
Ft. Tathiana Ghisi de Souza Profissional Autônoma/ Doutora
Ft. Ticiana Aparecida Alves de Mira Ouro Verde Hospital/ Doutora
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