GE004 BIOÉTICA E VELHICE
Estudo da gênese, da natureza e do alcance da Bioética no âmbito da pesquisa, da terapia e da clínica nas ciências biomédicas; das principais questões relacionadas com o desenvolvimento e o final da vida humana: respeito à dignidade humana, distanásia, obstinação terapêutica, eutanásia, cuidados paliativos, direito de morrer; da Bioética e a instituição de saúde, em termos da alocação de recursos, da relação médico-paciente; da pesquisa na área de biotecnologia. Trata da questão da morte na velhice, focalizando a especificidade dos cuidados ao fim da vida dos idosos, especialmente a paliação. Estudo do processo de luto antecipatório e do luto posterior à morte.
GE006 INTELIGÊNCIA, APRENDIZAGEM E MEMÓRIA NA VELHICE
Estudo dos processos neuropsicológicos subjacentes ao desempenho e à aprendizagem intelectual na velhice; das características e dos determinantes dos déficits cognitivos; das características e da etiologia das demências; das tendências contemporâneas nos campos da avaliação e da reabilitação cognição em idosos, à luz da literatura de pesquisa nacional e internacional.
GE010 ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA GERONTOLÓGICA
Estudo da lógica e da aplicabilidade dos principais tratamentos de análise estatística de natureza descritiva e inferencial, de caráter univariado, bivariado e multivariado. Análise crítica de artigos de pesquisa que adotam esses tipos de análises.
GE013 SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM GERONTOLOGIA II
O objetivo é expor os alunos ao compartilhamento de informações sobre as pesquisas em andamento no Curso e sobre a literatura a elas pertinente. A cada semestre letivo é feita uma definição do conteúdo especifico dessa atividade, dependendo das características do grupo e do progresso das linhas de pesquisa do Curso.
GE030 EPIDEMIOLOGIA APLICADA À GERONTOLOGIA
São apresentadas as bases para o estudo da epidemiologia, incluindo conceitos básicos, transições demográfica e epidemiológica, indicadores de saúde, sistemas de informação em saúde. Também são estudados os fundamentos do método epidemiológico e sua aplicação no campo da Gerontologia: epidemiologia descritiva, modelos de estudos em epidemiologia, delineamento de estudos, erros e viéses em pesquisas. Ênfase no planejamento de estudos epidemiológicos e na análise crítica de artigos científicos da área.
GE031 PRÁTICAS DE EXTENSÃO EM GERONTOLOGIA
Fundamentos teóricos e práticos da integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Promoção de práticas de extensão que alinham a pós-graduação às demandas sociais e de saúde das pessoas idosas, possibilitando o compartilhamento de saberes na área da gerontologia.
GE032 PRINCÍPIOS DA PESQUISA CLÍNICO-QUALITATIVA
Observação e experimentação, descrição e explicação como fundamentos da pesquisa. Análise crítica de estudos científicos, com foco na coerência entre as hipóteses, o problema, os objetivos e a metodologia.
GE033 ASPECTOS BIOLÓGICOS E CLÍNICOS DO ENVELHECIMENTO
Estudo das teorias contemporâneas sobre o envelhecimento e as principais tendências da pesquisa. Biomarcadores do complexo e multifatorial processo de envelhecimento, a interação entre mecanismos genéticos, epigenéticos, bioquímicos, metabólicos e fisiopatológicos nos principais sistemas orgânicos (nervoso, imunológico, endócrinometabólico, musculoesquelético, cardiovascular, entre outros) e as principais recomendações para prevenção e promoção do envelhecimento saudável.
GE034 METODOLOGIA DE PESQUISA I
Observação e experimentação, descrição e explicação como fundamentos da pesquisa. Análise crítica de estudos científicos, com foco na coerência entre as hipóteses, o problema, os objetivos e a metodologia.
GE035 METODOLOGIA DE PESQUISA II
Discutem-se questões teóricas e práticas associadas aos delineamentos do projeto do discente. Privilegia-se a exposição dos alunos à leitura crítica de artigos e à elaboração do seu projeto de pesquisa, com análise crítica da justificativa, da hipótese, do objetivo e da metodologia.
GE036 FUNDAMENTOS DA ASSISTÊNCIA À PESSOA IDOSA
Aspectos teóricos sobre a vida assistida. Produção do cuidado à pessoa idosa no âmbito informal e formal. Modelos de Assistência à Pessoa Idosa. Políticas públicas em cuidados de longa duração. Tendências futuras no cuidado às pessoas idosas.
GE037 TÓPICOS ESPECIAIS EM GERONTOLOGIA I
Trata-se de temas atuais em Gerontologia e de interesse para as linhas de pesquisas do programa.
GE038 TÓPICOS ESPECIAIS EM GERONTOLOGIA II
Aprofundamento de temas atuais em Gerontologia e de interesse para as linhas de pesquisas do programa.
GE039 PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO
Estudo dos processos comportamentais observados na pesquisa sobre cognição, motivação, emoção e personalidade no envelhecimento, à luz das principais tendências teóricas e de aplicação vigentes na disciplina.
GE040 QUALIDADE DE VIDA NA VELHICE
Estudo das diferentes dimensões relacionadas a esse fenômeno de natureza multifatorial, expresso em condições objetivas e subjetivas em diferentes contextos. Questões conceituais e metodológicas sobre qualidade de vida relacionada à saúde e funcionalidade no envelhecimento. Instrumentos de medida de qualidade de vida e de avaliação funcional. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Adaptação cultural e propriedades clinimétricas de instrumentos de medidas.
GE041 PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA
Desenvolver e aprimorar os conceitos fundamentais em Gerontologia numa abordagem multidimensional e interdisciplinar. Principais correntes teóricas em Gerontologia relevantes à compreensão do fenômeno envelhecimento. Temas relevantes e atuais na área.
GE042 SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM GERONTOLOGIA I
O objetivo é colocar os alunos frente a situações de análise crítica de questões teóricas e metodológicas inerentes às investigações realizadas no Curso, mediante o comparecimento a 07 sessões de arguição pública de dissertações e de exames de qualificação realizados no Curso.
GE043 POLÍTICAS DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO IDOSA
Análise crítica da documentação brasileira sobre os vários domínios e níveis de atenção a pessoa idosa ao longo do tempo, bem como a literatura epidemiológica e sociológica que permite conhecer as demandas desse segmento populacional. A disciplina contempla, também, a consideração das políticas vigentes em outros países.
- 867 visualizações