Estão respondidas a seguir algumas perguntas recorrentes dos interessados em ingressar no programa de Farmacologia da Unicamp.
LEIA TAMBÉM: Pós-Graduação: Dúvidas Frequentes - Unicamp
Quais cursos são oferecidos?
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da FCM/Unicamp oferece os cursos de pós-graduação stricto sensu de Mestrado e Doutorado. Os alunos são titulados como mestre ou doutor em Farmacologia. Não são oferecidos cursos de especialização (lato sensu).
Qual é a duração dos cursos?
De acordo como o regulamento do programa e o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp, o curso de mestrado tem duração de 12 a 30 meses, e o curso de doutorado, de 24 a 48 meses. É comum que o curso de mestrado dure cerca de 2 anos e o de doutorado, 4 anos.
Qual é a carga horária dos cursos?
Para cumprir adequadamente as disciplinas do curso, o candidato deve ter disponibilidade de horário de segunda à sexta, pela manhã e à tarde. As disciplinas são oferecidas em horários diversos em cada semestre, inclusive de maneira concentrada. É necessário cumprir 23 créditos em disciplinas, o equivalente a 345 horas ao longo do curso. É desejável que o aluno participe também de atividades acadêmicas variadas, como defesas de mestrado e doutorado, palestras e eventos científicos. Além disso, o aluno matriculado deve, em acordo com seu orientador, compatibilizar o cronograma previsto para a realização da pesquisa de mestrado ou doutorado com outras atividades profissionais/laborais que eventualmente desempenhe.
Quais são os requisitos mínimos e como é o processo seletivo para ingresso nos cursos?
Para ingresso no curso de mestrado, é preciso ter formação em curso de graduação. Para ingresso no curso de doutorado, é preciso ter o diploma de mestrado ou solicitar o ingresso no doutorado direto. No Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, estão atualmente matriculados estudantes com diversas formações: biólogos, farmacêuticos, farmacêuticos-bioquímicos, dentistas, médicos, médicos veterinários, enfermeiros, químicos etc.
Para ingressar nos cursos de mestrado ou doutorado, é necessário: 1) discutir o projeto de pesquisa com o(a) possível orientador(a), de acordo com as linhas de pesquisa do programa (disponíveis aqui), devendo ter aceita a orientação; 2) ter proficiência em língua inglesa, apresentando certificado TEAP com no mínimo 70 pontos ou equivalente (veja informações aqui) e 3) ser aprovado no processo seletivo, que consiste em uma entrevista para o mestrado e na defesa do projeto para o doutorado. Acesse os detalhes nesta página.
Quando as inscrições são abertas?
As inscrições são abertas duas vezes por ano. A seguir, consta a previsão de realização de cada etapa dos próximos processos seletivos:
Inscrições | Provas | Matrícula | Início do curso |
maio 2022 | junho 2022 | julho 2022 | agosto 2022 |
novembro 2022 | dezembro 2022 | fevereiro 2023 | março 2023 |
Qual é o valor das inscrições do processo seletivo?
As inscrições são gratuitas.
Qual é o valor das mensalidades?
A gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais é prerrogativa constitucional, conforme inciso IV do artigo 206 da Carta Magna. Portanto, não há cobrança de mensalidades.
Tenho direito a bolsa?
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia tem disponíveis algumas cotas de bolsas CAPES-DS e CNPq-GM e CNPq-GD. Desde 2013, as bolsas de mestrado correspondem a até 24 mensalidades de R$1.500,00, e as bolsas de doutorado, a até 48 mensalidades de R$2.200,00. Para a atribuição de bolsas a novos alunos, são observados, no início de cada semestre, a disponibilidade de cotas de bolsas, além do resultado do processo seletivo de cada candidato e a contribuição do aluno e do orientador às atividades do programa. Por isso, não é possível garantir que todos os estudantes matriculados tenham bolsas de estudo. Além disso, os estudantes podem submeter proposta de projeto de pesquisa para a Fapesp e obter bolsa desta agência de fomento.
- 951 visualizações