campanha

Histórico

Histórico

Atualmente, a área de concentração Ensino em Saúde incluída no Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica, confere títulos de Mestrado e Doutorado acadêmicos. Foi criada em resposta ao edital 2024/2010, Pró-Ensino na Saúde, com cinco anos de duração, devendo estar contido em um programa existente de nota 4 ou mais. O projeto-piloto da Capes e Ministério da Saúde, em nome da Prof. Eliana Martorano Amaral, foi aprovado pela Capes, sendo o primeiro deles implantado a nível nacional, em fevereiro de 2011. Recebeu financiamento total de R$ 820.000,00, e incluiu quatro bolsas de doutorado, três bolsas de mestrado e uma bolsa de pós-doutorado (muito aquém da demanda que se apresentou de candidatos ao programa), além da verba para equipamentos e custeio. Posteriormente, houve financiamentos Fapesp para projetos de pesquisa, para bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e de pesquisador sênior CNPq na Holanda, além de um projeto de pós-doutorado cumprido em Harvard/EUA e sanduiche de doutorado financiado pela Capes/CNPq. Atualmente, existe um projeto Jovem Pesquisador financiado pela Fapesp, com duas bolsas de doutorado e duas bolsas de iniciação científica.

O início da área de concentração em Ensino em Saúde foi, portanto, surpreendente, atendendo a uma demanda inesperada de alunos-docentes de universidades públicas e privadas de diversos estados do Brasil (Piauí, Mato Grosso, Ceará, Sergipe, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais). Estes alunos, completado seu ciclo de estudos, retornaram às suas instituições e tem atuado em programas locais de pós-graduação e graduação e exercido cargos gerenciais acadêmicos, em face de sua reconhecida expertise. Até o momento, a área de concentração Ensino em Saúde da Clínica Médica – Unicamp teve 15 defesas de dissertações de Mestrado, 19 defesas de teses de Doutorado, permanecendo seis de mestrado e 16 de doutorado para serem defendidos. Salientamos que a área de concentração em ensino em saúde teve, ainda, sete projetos de pós-doutorado concluídos.

Com isso, espera-se que o perfil do egresso consista majoritariamente de profissionais da área de saúde de fora de Campinas, sendo em sua maioria professores universitários (de universidade públicas e privadas) ou preceptores. Esperamos formar profissionais da área de saúde capacitados para a docência e a pesquisa em ensino em saúde. Também, espera-se formar profissionais críticos que considerem a melhor evidência para o ensino, e não baseado apenas em sua própria experiência. Ademais, espera-se formar profissionais preocupados com a qualidade e a inovação no ensino superior das profissões da saúde, de forma integrada com a assistência.

Para tal formação, contamos com um grupo de docentes nacionais e internacionais com uma ampla experiência no ensino em saúde, majoritariamente com ampla experiência também de atuação profissional. Ademais, contamos com um Centro de Simulação equipado com simuladores de baixa, média e alta fidelidade, permitindo formar profissionais capacitados na área de simulação, e equipamentos de apoio de última geração, como rastreador ocular e softwares de análise de dados tanto qualitativos quanto quantitativos em apoio específico para os projetos de pesquisa. Mais importante, contamos da FCM e toda a sua infra-estrutura e também da Unicamp, com tradição de formação em saúde em nível de graduação e pós-graduação senso latu e strictu reconhecida por sua excelência.

Desde a criação do Ensino na Saúde da FCM/Unicamp, a produção na área de Ensino em Saúde aumentou consistentemente sendo que passou de 5 publicações em 2010 para 59 em 2021, com crescimento progressivo ao longo dos últimos anos. Além da quantidade de artigos, percebe-se também a qualificação da produção, sendo que a maioria dos artigos, entre 2019 e 2021, foi publicada em revistas internacionais. 

Além das publicações em revistas nacionais e internacionais, o grupo apresentou regularmente trabalhos em congressos nacionais e internacionais, alguns deles premiados, com participação viabilizada com recursos do projeto. Ainda, os recursos de custeio permitiram a organização de seminários de pesquisa ao final dos 2os semestres letivos, e colaborou com a realização dos Seminários Internacionais de Carreira Docente nas Profissões da Saúde de 2013 e 2015, com participação de convidados nacionais e internacionais (McGill University, Universidade do Minho, Indiana University, Maastrich University).