Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio:
Conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 (arquivo anexo) que trata do Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese (para as defesas que ocorrerão a partir de 02/01/2020, os alunos "devem apresentar o parecer emitido pela Biblioteca com análise de similaridade para que a secretaria do curso emita as cartas-convite oficiais e dê andamento ao processo de defesa".
De acordo com as regras do Programa para o aluno solicitar a defesa no SIGA (mínimo 60 dias da data da defesa) o "Boneco" (arquivo da tese/ dissertação) deve estar praticamente pronto e finalizado. Dessa forma, solicitamos que verifiquem os procedimentos e que submetam à análise de similaridade o arquivo da tese/ dissertação no mesmo prazo e dentro do período de tramitação do pedido de defesa, para a emissão do parecer pela Biblioteca, evitando assim atrasos no andamento do processo e na emissão das cartas-convite.
O parecer da biblioteca de plágio deverá ser enviado com no máximo 45 dias de antecedência da data da defesa. Caso este não seja enviado a defesa será cancelada e o aluno deverá entrar novamente com o pedido na DAC, respeitando para a data da defesa 60 dias da data da entrada do solicitação na DAC.
Em, 10/12/2020
Para informações sobre os procedimento para a submissão do arquivo para análise acessar o link abaixo:
https://www.fcm.unicamp.br/fcm/biblioteca/noticias/turnitin-na-pos-graduacao-fcm
Contamos com a colaboração de todos.
PPG - Ciências Médicas - 31/01/2020
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A solicitação da defesa deverá ser solicitada pelo aluno ou Orientador, por meio do sistema SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica:
http://www.dac.unicamp.br/portal/servicos_online/alunos/
Procedimentos gerais para solicitação de defesa Clique Aqui!
O aluno poderá salvar as informações no SIGA 90 dias (recomendado) antes do dia agendado para eventuais correções ou complemento de informações necessárias para o prosseguimento do processo.
A solicitação deverá ser enviada no mínimo com 60 dias de ANTECEDÊNCIA da data agendada para a defesa, por meio de upload do boneco da tese (colocar no anexo o parecer da Comitê de Ética com o nome do aluno como responsável ou como membro de equipe).
Enviar por email ao programa: o formulário de banca aprovado e assinado pela Coordenação da Área de concentração, artigo na íntegra e o comprovante da submissão/aceite (caso não conste como capítulo de artigo).
Procedimentos específicos:
A solicitação deverá ser efetuada após o aluno:
I - ter cumprido todo(s) os crédito(s) exigidos pelo programa e/ou Área de Concentração;
II - ter realizado o exame de capacitação de leitura em Língua Inglesa (consultar no histórico escolar ou no SIGA);
III - ter sido aprovado no exame de qualificação;
IV - apresentar indicação da banca examinadora previamente aprovada segundo os critérios do programa pelo Orientador e Coordenação da Área de Concentração por meio do formulário:
Solicitação de Mestrado ou Doutorado:
V - Os ingressantes a partir do 1º semestre de 2020 deverão apresentar cópia do manuscrito (artigo em periódico indexado no SCI e índice de impacto ≥ 1,10, ) em inglês, sendo o aluno 1º autor. Para o mestrado será aceito comprovante de submissão e para o doutorado o comprovante de aceite ou publicação.
Os ingressantes até 2019 continua em vigor o comprovante de aceite ou submissão com copia do artigo (carta, e-mail ou página da revista comprovando o recebimento do manuscrito para análise).
Outras orientações:
Os co-autores do trabalho científico e os co-orientadores não poderão participar da Comissão Julgadora nem como titular nem como suplente (norma geral da Universidade). Também não poderá fazer parte pessoas que possuam algum grau de parentesco com o aluno ou com o orientador.
O coorientador deve ter o seu nome registrado nos exemplares da Dissertação/Tese e na Ata de defesa e na impossibilidade de participação do orientador na banca examinadora, este será substituído pelo Co-orientador. Professores aposentados são considerados como membros internos.
A inclusão de coorientador no exemplar da Dissertação/Tese só poderá ser feita após o seu credenciamento no Programa. A correspondente solicitação é de responsabilidade integral do orientador e que deverá ser solicitada com um ano de antedência.
Para informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui
- Banca Examinadora do Mestrado: Deverão constar 05 nomes, sendo 02 membros externos à UNICAMP e 03 membros vinculados à UNICAMP, incluindo o Orientador. todos deverão ser portador do título de Doutor. Caberá a Comissão do Programa referendar a indicação dos três membros titulares (o Orientador, um membro externo à UNICAMP e um membro da UNICAMP) e dois suplentes (um da UNICAMP e um externo).
- Banca Examinadora do Doutorado: Deverão constar 08 nomes, sendo 04 membros externos à UNICAMP e 04 membros vinculados à UNICAMP, incluindo o Orientador. Todos deverão ser portadores de título de Doutor. Caberá a Comissão do Programa referendar a indicação dos cinco membros titulares (o Orientador, dois membro externos à UNICAMP e dois membros da UNICAMP) e três suplentes (um da UNICAMP e dois externos).
LISTA DOS DOCENTES PERMANENTES DO PROGRAMA - CLIQUE AQUI
Todos os membros indicados para compor a banca devem ter a produção científica de 4 artigos indexados e em inglês no quadriênio, que serão conferidos no Lattes (atualizado), ou ser Professor/Pesquisador da Unicamp ou outra Universidade atuando também em programas de Pós-Graduação. .
Em, 27/06/2024
Importante: São considerados membros internos da Unicamp todos os docentes, funcionários ou alunos que têm vínculo direto com a Universidade bem como aqueles que encerraram o seu vínculo a menos de 5 anos.
O aluno deverá contatar os membros da Banca Examinadora sobre a disponibilidade de data e horário, agendar uma sala, entregar os convites para participação na Banca e providenciar todo o material audiovisual a ser utilizado durante a apresentação do trabalho (caso não tenha disponível na sala agendada).
O boneco ou pró-forma da tese deverá ser enviado pelo aluno a todos os membros da Comissão Examinadora (titulares e suplentes) juntamente com o convite emitido pela secretaria do programa com antecedência de 30 dias.
PARA O DIA DA DEFESA:
A aula de exposição do aluno poderá ter a duração de até 60 minutos.
- Agendamento:
O agendamento da sala/Anfiteatro poderá ser nos Departamentos ou verificar disponibilidade no prédio da CPG/FCM:
O horário recomendado é das 9:00 ao 12:00 e 13:30 as 17h00.
ATENÇÃO: Não fornecemos água e café para as defesas e não será permitido a realização de coffe break no Anfiteatro da CPG/FCM.
- Reserva Hotel CPV/FUNCAMP:
Para reservar o Hotel Casa do Professor Visitante - CPV da FUNCAMP, para o Professor convidado, enviar e-mail para cpv@funcamp.unicamp.br
- Ajuda de custo para membros externos:
No momento não há verba disponível para pagamento da diária e nem para passagem aérea.
Em, 12/05/2022
- Procedimentos pós-defesa:
Consulte as orientações pós-defesa, na página da pós-graduação.
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