I SEMANA DE PESQUISA - 2007
Começa Semana de Pesquisa da FCM
[3/5/2007] Brito Cruz, Daniel Pereira, Carlos Buchpiguel, Fernando Augusto Soares, Tarcisio Eloy P. de Barros Filho e José Volpon são alguns dos palestrantes convidados para a "I Semana de pesquisa", que acontece de 7 a 10 de maio, das 9 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A produção científica da FCM vem crescendo de forma acentuada de 10 a 15 anos para cá e, a exemplo do que ocorre em diversas universidades em diferentes partes do mundo, a Câmara de Pesquisa da FCM considerou que já era hora de realizar um evento para mostrar o que cada um de seus departamentos está produzindo.
A programação da "I Semana de pesquisa" da FCM está dividida em oito períodos de discussão com conferências, miniconferências, temas livres e mesas-redondas dos caminhos das pesquisas desenvolvidas pelos Departamentos de Cirurgia, Clínica Médica, Genética, Anestesiologia, Patologia Clínica, Farmacologia, Psiquiatria, Neurologia, Enfermagem, Medicina Preventiva e Social, Tocoginecologia, Pediatria, Radiologia, Anatomia, Ortopedia e Oftalmo-Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia.
O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz e o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Daniel Pereira falam, respectivamente, sobre a "Ciência e tecnologia no Brasil: universidades, empresa e a pesquisa" e "A produção científica cultural e artística na Unicamp", no dia 7, às 18 horas, durante a cerimônia oficial de abertura.
Os professores da USP Carlos Buchpiguel, Fernando Augusto Soares, Tarcisio Eloy P. de Barros Filho e José Volpon falam no dia 10 sobre medicina nuclear e radioterapia; a inserção da anatomia patológica na pesquisa molecular; as novas perspectivas de regeneração medular e os métodos de estímulo à osteogênese.
Destaque também para as miniconferências "Dislipidemias e função mitocondrial", do professor Aníbal E. Vercesi, no dia 7, às 14 horas e "A pesquisa no Departamento de Genética Médica", da professora Andréa T. M. Guerra, no mesmo dia, às 14h40; "Terapia angiogênica: celular e gênica", da professora Joyce Maria A. Bizzacchi, no dia 8, às 9 horas e "Novas estratégias terapêuticas no tratamento da disfunção erétil relacionada ao diabetes tipo 2", do professor Cleber E. Teixeira, também no dia 8, às 9h30.
As mesas-redondas "A integração entre pesquisa e serviços de saúde: qual a diretriz predomina e em que intensidade as demandas partem do serviço ou da academia?" com a participação de professores do Departamento de Medicina Preventiva e Social e da Enfermagem e "O estado da arte: estado atual das pesquisas nos Departamentos de Oftalmo-Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia acontecem no dia 9, às 9 horas e no dia 10, às 14 horas.
O encerramento da programação será às 18 horas, com a palestra do professor Luiz Sérgio Leonardi sobre a história da FCM. Após a palestra será entregue o prêmio Miguel Tobar Acosta aos professores da graduação que se destacaram no ensino no ano de 2006. A programação da "I Semana de pesquisa" traz ainda a apresentação de mais de 100 pôsteres separados por áreas de pesquisa e comunicações orais.
(Edimilson Montalti)
FCM encerra I Semana de Pesquisa e entrega prêmio
[10/5/2007] Após quatro dias de apresentações, conferências, palestras e exposições de pôsteres, terminou na quinta-feira (10) a "I Semana de Pesquisa" da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, organizada pela Câmara de Pesquisa. Durante a Semana os departamentos da FCM mostraram os rumos de suas pesquisas. Segundo o presidente da comissão organizadora do evento, o pediatra Antônio de Azevedo Barros Filho, a grande participação de alunos de pós-graduação e a troca de informações entre os departamentos superaram as expectativas. Barros lembrou que a medicina é uma das mais antigas profissões do mundo, porém ela só começou a funcionar com o início das atividades científicas.
"Não é possível fazer medicina sem pesquisa, ela é fundamental para o desenvolvimento da tecnologia nacional", disse.
Para a coordenadora da Câmara de Pesquisa, Sara Saad, dois pontos merecem destaque: a autocrítica e a introspecção. "Durante esta semana, os departamentos mostraram o que estão fazendo e perceberam a inter-relação entre as pesquisas. Isto criará novas frentes para o desenvolvimento da produção científica", comentou.
Na mesma noite do encerramento, o gastroenterologista Luiz Sérgio Leonardi falou sobre a sua experiência inserida na história da FCM. Leonardi relembrou os fatos que marcaram a FCM, desde sua criação até os dias atuais. "Conhecendo a história, podemos, quem sabe, prever o futuro", disse, contando fatos pitorescos de sua trajetória como médico e ex-diretor da FCM.
Antes do encerramento oficial da "I Semana de Pesquisa", o diretor-associado da FCM, Gil Guerra Jr., anunciou a entrega do prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta ao professor da graduação que se destacou na área de ensino em 2006. A ganhadora do prêmio foi a ginecologista Eliana Martorano Amaral, pelo desenvolvimento de uma linha de pesquisa para a capacitação e formação de recursos humanos na área médica.
Pode parecer paradoxal a entrega de um prêmio de ensino num evento de pesquisa. Entretanto, para o diretor da FCM, José Antônio Rocha Gontijo, o ensino é muito melhor quando o conhecimento é produzido pelo professor-pesquisador. "A qualificação e a formação de recursos humanos foi o suporte para a realização da 'I Semana de Pesquisa'. A nucleação entre ensino e pesquisa tem dado notoriedade à FCM que, nesta semana, mostrou o seu compromisso com a sociedade", concluiu.
(Edimilson Montalti)