Med Unicamp: Mais 50 anos eu viveria
Publicado por: Camila Delmondes
26 de outubro de 2017

Compartilhar:

Nessa quinta-feira (26), a 50ª Turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp assistiu à última aula do curso. Após uma campanha divertida nas redes sociais que suplicava pelo adiamento da formatura com a hashtag #NaoForma50, eles finalmente deram largada com a tradicional “Aula da Saudade” à contagem regressiva para a Colação de Grau Oficial que acontece no dia 17 de novembro, no Theatro de Paulínia.

Entre sorrisos e muitas lágrimas, os estudantes da Med Unicamp receberam do patrono Marcelo Schewller – professor da disciplina de Emergências Clínicas – não recomendações profissionais ou normas de condutas ou procedimentos técnico-científicos (embora elas também estivessem presentes), mas conselhos de um amigo professor, que encontrou em seus alunos, “o sublime”, “o amor correspondido”.

Com a palavra, o patrono:

“Vocês são pessoas sensíveis, criativas e talentosas, capazes e disponíveis para irem além. Eu sou um dos maiores exemplos do impacto que vocês causaram em uma pessoa. Poderia lembrar-me de coisas que vivemos juntos desde outubro de 2016. Tenho centenas de histórias na cabeça e que poderia citar aqui. Mas, um dos nossos últimos momentos, quando fui presenteado por vocês com uma flor, uma carta e uma camisa, e com a honra de poder ministrar essa última aula e ser patrono da turma, soube o que era sentir o amor correspondido. Mas, havia outro sentimento que não sabia explicar e que só entenderia depois de um tempo. Senti o sublime, um sentimento causado quando estamos diante de paisagens muito grandes e impressionantes, que causa uma espécie de desconcerto, arrepio ou tremor e a sensação de pequenez por saber que estamos diante de algo muito maior. Medo e respeito juntam-se e desencadeiam um sentimento de humildade porque ao mesmo tempo você se sente pequeno, mas ao mesmo tempo se sente parte. O sentimento do sublime traz o alívio e a satisfação e faz você perceber o sentido da vida, naquele momento” – disse Schewller, emocionado.

#TeveMais

Após a aula da saudade, os formandos seguiram para as cerimônias do descerramento do quadro de fotos e da placa da turma, respectivamente, no Espaço das Artes e Jardim Memorial da FCM. “Certamente, essa não é uma despedida. Essa casa sempre estará de portas abertas para todos vocês”, disse o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro. Ambas as cerimônias também contaram com a participação do patrono e paraninfo da Turma 50, Marcelo Schewller e Ricardo Pereira Mendes. Após os compromissos oficiais, os estudantes seguiram para outra tradicional comemoração de formatura: o banho de lama.

A colação de grau da 50ª Turma de Medicina da FCM acontecerá no dia 17 de novembro, às 18 horas, no Theatro Municipal “Paulo Gracindo”, no município de Paulínia. Será outra grande festa. Veja o convite.



Notícias mais recentes



Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM