Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
24 de janeiro de 2025

Compartilhar:

Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp busca investigar a chamada gordura marrom (“do bem”) em mulheres com obesidade (IMC>30), com idade entre 20 e 40 anos. Não podem participar fumantes, gestantes ou lactantes.

A pesquisa é composta pelos seguintes exames: coleta de sangue; avaliação da composição corporal por DXA; do gasto energético em repouso por calorimetria indireta; e da gordura marrom por câmara termográfica durante 2 horas, em sala climatizada a 18 graus. 

É necessário disponibilizar um dia para fazer os exames, que serão realizados no Gastrocentro. Será emitido atestado de comparecimento e as voluntárias receberão o check-up completo de sua saúde metabólica. Os agendamentos acontecerão em março e abril de 2025. 

A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética da Unicamp (parecer CAEE 39037120.0.0000.5404).

Para mais informações, entrar em contato com a pesquisadora responsável: Isabela Solar - (19)9 9696-0967.

 



Notícias mais recentes



Triagem Neonatal da FCM é premiada no IX Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística

Inova em Ação leva temas de inovação e empreendedorismo para a FCM da Unicamp

Jubileu de prata do Ambulatório de Substâncias Psicoativas da Unicamp é celebrado na FCM

Conferência do LaPSuS: Outros modos de sonhos - Desejo e sonho entre os Yanomami

Boletim da FCM retoma publicações em 2025 com novo fôlego digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM