Jornada de Pediatria celebra encontro de ex-alunos e comemora produção científica
Publicado por: Camila Delmondes
21 de novembro de 2017

Compartilhar:

Dias 10 a 11 de novembro aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a VII Jornada de Pediatria, IV Encontro de Residentes e Ex-Residentes da Pediatria, I Encontro de alunos e ex-alunos da Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Os eventos aconteceram nas arenas e auditório da faculdade. No dia 9 houve a pré-jornada com o curso sobre emergências em vias aéreas pré-hospitalar e RCP, com a médica Andréa de Melo Alexandre Fraga.

“Essa jornada tem um impacto científico e também de confraternização entre alunos, ex-alunos, professores e médicos-residentes. Colocamos como meta a sua realização no final do ano. A diferença foram os 68 pôsteres apresentados durante a jornada”, disse Mariana Porto Zambon, chefe do Departamento de Pediatria e anfitriã do evento.

A programação do evento contou com diversos assuntos abordados pelos médicos convidados durante os dois dias de programação: disforia de gênero, drogas, mídias digitais e adolescência, atendimento pediátrico às crianças com necessidades especiais, anemia falciforme e outros temas. (Veja a programação completa).

A abertura do evento contou com a participação de Luciana Rodrigues Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Luciana foi recebida com um show da bateria Batucogu, formada por alunos do curso de Medicina. (Veja o vídeo)

Após a mesa de abertura, que teve a participação do diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, do chefe de gabinete da reitoria da Unicamp, Joaquim Bustorff e do coordenador de assistência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Luciana falou sobre o papel do pediatra.

“Crianças e adolescentes são indivíduos em constante mudança. As crianças e adolescentes representam o que temos de mais precioso para o futuro do país. É por isso que a credito que os pediatras são únicos capazes de cuidar desse futuro. Os sonhos são realizados na união de todos”, disse Luciana.

Comemoração das 500 teses defendidas

Durante o evento foi comemorado também a marca das 500 teses defendidas entro do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Para celebrar essa marca histórica, 68 pesquisas foram inscritas. Os pôsteres foram avaliados por uma comissão julgadora composta por Silvia Brandalise, Edgard Ferro Collares e José Martins Filho entre outros.

Os trabalhos vencedores foram:

Correlação entre critérios ultrassonográficos e a elastografia hepática transitória (fibroscan®) no diagnóstico da fibrose hepática em crianças com fibrose cística de autoria de Flávia Andressa Justo; Maria Angela Bellomo-Brandão; Gabriel Hessel; Elizete A Lomazi; Roberto M Yamada;Thirzah M Lopes;Tiago S Pereira; Antônio F Ribeiro; Gabriela S Gomez; Natascha S Sandy; Juliana C C Barreto.

 Prevalência do consumo das três principais refeições realizadas pelos adolescentes do município de campinas-sp: inquérito de base populacional de autoria de Suzy Ferreira de Sousa; Mariana Contiero San Martini; Daniela de Assumpção; Renata Luz Pinto; Regina Esteves Jordão; Marilisa Berti de Azevedo Barros; Antonio de Azevedo Barros Filho.

Prevalência do hipotireoidismo congênito e evolução da função tireoidiana de crianças com tsh filtro entre 5 e 10 mui/l na triagem neonatal de autoria de Flávia Corrêa Christensen-Adad, Carolina Taddeo Mendes-dos-Santos, Maura Mikie Fukujima Goto, Letícia Esposito Sewaybricker, Gil Guerra-Junior, Lília Freire Rodrigues D’Souza-Li, André Moreno Morcillo, Sofia Helena Valente de Lemos-Marini.



Notícias mais recentes



Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM