Grupo de cuidados paliativos pretende ampliar atuação na Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 

No dia 1 de abril aconteceu no anfiteatro do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) a primeira reunião do grupo de cuidados paliativos (CP) da área da saúde da Unicamp. De acordo com a médica Jussara de Lima e Souza, coordenadora do grupo de cuidados paliativos em neonatologia do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), o objetivo da reunião é organizar o serviço de cuidados paliativos da instituição e ampliar sua atuação dentro da Unicamp. “Há algum tempo já pensávamos na necessidade de expandir este cuidado. Nós lidamos com pacientes em final de vida e seus familiares. Queremos organizar e sistematizar o serviço e formar profissionais nesta área”, explicou Jussara.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

O grupo de cuidados paliativos do Caism em neonatologia atua desde 2002 e o em oncologia desde 2008. Em setembro de 2010, a Comissão Mista de Especialidade (CME), formada por representantes do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira e da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, emitiu parecer favorável para a criação da área de atuação Medicina Paliativa. 

No final do ano passado, o grupo de cuidados paliativos do Caism procurou o diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Mario José Abdalla Saad, para discutir a criação do ensino sistematizado de cuidados paliativos na faculdade. Este ensino já acontece para os residentes da pediatria e tocoginecologia do Caism, alunos da fonoaudiologia e aprimorandos da fisioterapia. “Há cerca de 15 dias, soubemos do interesse do grupo de geriatria e gerontologia em iniciar os cuidados paliativos no Hospital de Clínicas e resolvemos trabalhar juntos”, comentou a médica.

Podem participar do grupo de cuidados paliativos todos os profissionais da área da saúde que tenham interesse em organizar o serviço da instituição. O convite para esta primeira reunião foi feita de forma aberta para os possíveis interessados. “Acreditamos que em uma atividade que lida com pacientes em final de vida e seus familiares, a participação por escolha própria é muito mais adequada do que quando é feita por indicação. As pessoas precisam estar motivadas para trabalhar nesta área”, disse Jussara.

Os profissionais da área da saúde da Unicamp interessados em participar podem entra em contato com a coordenadora  do grupo de cuidados paliativos em neonatologia do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), Jussara de Lima e Souza, pelo e-mail jussaraneo@yahoo.com ou pelo telefone (19) 3521-9307.



Notícias mais recentes



Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Biblioteca da FCM divulga os e-books e vídeos do mês de janeiro

Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM