Ana Maria Canesqui recebe homenagem do Departamento de Saúde Coletiva
Publicado por: Camila Delmondes
21 de novembro de 2017

Compartilhar:

Na sexta-feira (10), o Departamento de Saúde Coletiva (DSC) compareceu em peso durante o evento Saúde Coletiva ao Meio Dia, cuja edição especial, rendeu homenagens à livre-docente Ana Maria Canesqui, que até então vinha desempenhando atividades no departamento como professora colaboradora-adjunta. Marcado pela emoção, o evento foi conduzido pelos professores Flávio César de Sá e Solange L'Abbate, respectivamente, chefe de departamento e livre-docente professora colaboradora do DSC.

Presidente da Associação Brasileira de Sáude Coletivo (Abrasco), o professor do DSC, Gastão Wagner, foi aluno de doutorado de Ana Canesqui na FCM, e fez questão de destacar as contribuições da sua orientadora, não apenas para a sua formação, como também para a consolidação da Abrasco.

“A Ana é uma das fundadoras da Abrasco e teve importante participação na Área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A partir dos anos 80, tivemos um predomínio da sociologia sobre as ciências sociais humanas em geral e a Ana, com muita habilidade e capacidade de proposição, conseguiu abrir espaço, dentro da Associação, para outras áreas do conhecimento, como a Antropologia e a Sociologia” – disse Gastão.

Fazendo questão de lembrar aos presentes que Ana Canesqui presidiu o 1º Congresso da Abrasco que aconteceu em Curitiba, em 1995, Gastão antecipou uma homenagem que será conferida à pesquisadora pela Abrasco, em 2018. “Homenagearemos todas as figuras históricas que contribuíram para a construção da Saúde Coletiva no Brasil, e a Ana estará entre as mulheres laureadas”.

Também na ocasião do evento, o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro disse que a faculdade deveria prestar mais homenagens a todos os docentes que ajudaram a construir a história da faculdade e da Medicina, de maneira geral. “Acredito que ainda fazemos de maneira bem tímida. Como outras importantíssimas pessoas, a Ana está escrita na história da FCM”, afirmou.

“Em todos esses anos, procurei compartilhar os ideais da Saúde Coletiva e que serviram de base para a construção do Sistema Único de Saúde. Sistema esse, que tem passado por tantas dificuldades, dada a falta de compromisso dos nossos governantes. Ainda teremos muitas lutas pela frente, não apenas para defender os nossos ideais, mas para defender a própria democracia do país. Apostei e continuo apostando na importância das Ciências Sociais na formação dos futuros profissionais de saúde", disse Ana Canesqui.

"Creio que construímos uma pauta ao longo dos anos que tem a ver com a complexidade e multidimensionalidade do processo saúde-doença, as implicações históricas, sociais e culturais desses processos, o trabalho dos diferentes profissionais de saúde e das próprias instituições, as relações sociais que se instauram no interior dessas instituições, as tecnologias médicas e seus modos de produção, distribuição e consumo, a existência e historicidade das relações entre os distintos saberes – médicos e não médicos, e como isso se relaciona com a sociedade, entre si e culturalmente e que, certamente se reflete no cuidado e nos agentes – assim como, com as visões do social e das políticas públicas" – acrescentou.



Notícias mais recentes



Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM