A saúde mental nos casos de machismo, racismo e fobia LGBTTQI
Publicado por: Camila Delmondes
04 de dezembro de 2017

Compartilhar:

O Programa de Residência em Saúde Mental e Saúde Coletiva da Unicamp realizou na sexta-feira (1), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o seminário “Racismo, machismo, LGBTTQI+fobia: Atravessamentos no campo da saúde mental”.  De acordo com texto escrito por Sulamita Gonzaga e lido durante a abertura do evento por Jaime Leite Júnior, ambos alunos do programa de residência em saúde mental e saúde coletiva, “ao nos depararmos com as demandas no cotidiano nos serviços de saúde, percebemos que a teoria que sustenta a nossa prática é insuficiente diante de uma realidade social que oprime e contribui para diversos adoecimentos de grande parte da população”.

A primeira mesa-redonda contou com a participação de Emiliano de Camargo David, Valeska Zanello e Regina Facchin. Emiliano de Camargo David, professor e pesquisador da PUC-SP, disse que a veiculação entre loucura e povo negro é histórica no Brasil e que a psicopatologização do negro foi mudando ao longo das décadas de acordo com contextos políticos e sociais. De acordo com Emiliano, independente da proposta, período, forma ou ação, o escopo central dessas práticas tem sido o controle social a partir da interseccionalidade entre raça e cor, classe social e gênero.

“O crioulo doido e a nega maluca foram invenções do racismo brasileiro. Desde o regime escravocrata até a contemporaneidade se concebe a ideia de que negros e negras são doidos. Hoje, há o genocídio da população preta, pobre e periférica que acontece numa suposta guerra às drogas , no combate ao crack”, disse Emiliano.

A mesa de abertura contou com a participação de Rosana Onocko Campos, coordenadora da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da Unicamp; Gastão Wagner de Sousa Campos, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva que apoiou o evento; Francisco Hideo Aoki, coordenador da Comissão de Extensão da FCM e Milena de Oliveira, representante do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp.



Notícias mais recentes



Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM