Serviço de oftalmologia do HC da Unicamp vence Prêmio Champalimaud por combate à cegueira

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 10/09/2019 - 09:15

O Serviço da Oftalmologia da Unicamp ganhou o prêmio António Champalimaud de Visão 2019 por sua atuação no combate à cegueira. O prêmio – considerado o Nobel da oftalmologia – é entregue anualmente pela instituição portuguesa que leva o mesmo nome. A entrega do prêmio de um milhão de euros foi feita na quarta-feira (4) pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. A Unicamp divide o prêmio com outras duas instituições brasileiras: o Instituto da Visão IPEPO e a Fundação Altino Ventura.

De acordo cm a Fundação Champalimaud, o Serviço de Oftalmologia da Unicamp iniciou uma revolução no atendimento oftalmológico sul-americano nos anos 80, com o primeiro projeto de zona livre de cataratas do continente. “O trabalho destas organizações trouxe luz a milhões de pessoas sem acesso a cuidados médicos”, escreve a instituição ao selecionar as três instituições para receberem o prêmio.

“Este prêmio é importante para a Unicamp, uma vez que dará visibilidade para pedirmos mais apoios aos governos federal, estadual, municipal e a políticos do Brasil. Além disso, vamos usar o recurso para a ampliação da área de oftalmologia do Hospital de Clínicas", disse Carlos Eduardo Leite Arieta, chefe da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp em entrevista concedida ao JN de Portugal.

A TV Unicamp gravou um vídeo sobre o Serviço de Oftalmologia da Unicamp e deu destaque à premiação no Portal da Unicamp. Veja aqui a matéria e o vídeo. O site do Hospital de Clínicas da Unicamp também deu destaque ao prêmio recebido. O superintendente do HC Antonio Gonçalves de Oliveira Filho acompanhou a cerimônia que aconteceu no Centro Champalimaud, em Lisboa. “Um momento histórico para o Hospital de Clínicas e para a medicina da Unicamp”, enfatizou Oliveira Filho. Veja aqui a matéria publicada pelo HC da Unicamp e mais fotos da premiação.