Roosevelt Cassorla recebe o Sigourney Award, maior prêmio internacional de psicanálise
Prêmio equivale ao Nobel de outras áreas
O médico psiquiatra e psicanalista Roosevelt Moisés Smeke Cassorla, professor colaborador do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acaba de receber o prêmio Sigourney Award, que equivale ao prêmio Nobel em outras áreas. A entrega do prêmio ocorreu durante o Congresso da International Psychoanalytical Association (IPA), em Buenos Aires, no final de julho.
“Esse prêmio é o maior reconhecimento internacional que um psicanalista pode ter. É uma espécie de coroamento da carreira”, disse Cassorla.
Assim como o prêmio Nobel, não há candidatura. Cassorla foi indicado ao prêmio pelo psicanalista Jay Greenberg, de Nova Iorque. Em seguida, mais quatro psicanalistas o indicaram por carta, a maioria já premiados em anos anteriores. O julgamento foi sigiloso e feito por um grupo de personalidades.
A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) enviou um email à Cassorla em nome da diretoria e dos membros afiliados do Instituto de Psicanálise. “Um orgulho e reconhecimento para nosso colega e a psicanálise brasileira”, escreveu Bernardo Tanis, presidente da SBPSP.
Sobre o prêmio
O prêmio Sigourney Award é oferecido pela Fundação Sigourney Trust, criada pela terapeuta norte-americana Mary Sigourney. Ela deixou sua herança para premiar pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da psicanálise. Leia mais no site da Fundação e veja os outros vencedores de 2017.
Leia também:
Roosevelt Cassorla: As dificuldades em conviver com a existência do outro