Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva comemora 25 anos

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 28/11/2017 - 11:32

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp comemora 25 anos de existência. Para celebrar essa data, aconteceu na segunda-feira (27), no anfiteatro da FCM, um encontro de ex-alunos, pesquisadores e professores.

A coordenadora do PPGSC, Maria Rita Donalísio, contou um pouco da história da criação do programa, que já formou quase 550 pesquisadores. Ela destacou a importância do curso para a formação de diversos profissionais que hoje estão inseridos no mercado de trabalho nas áreas de pesquisa, ensino e gestão pública da saúde.

“Cerca 6,78% dos doutores em Saúde Coletiva foram formados pela Unicamp nesses 25 anos. Recentemente, o programa recebeu nota 5 da CAPES. Nossas metas para os próximos anos são reforçar a produção científica e a internacionalização, ter uma maior inserção social e rever a parte pedagógica para continuarmos formando pesquisadores de excelente qualidade”, disse Maria Rita.

Um dos destaques do evento foi a apresentação da pesquisa “Perfil e trajetória dos egressos de 1991 a 2016 do PPGSC”, de Ehideé I. Gomez La-Rotta. A pesquisa mostrou os reflexos do impacto social causado pelos mestres e doutores formados em Saúde Coletiva pela FCM da Unicamp. Os orientadores da pesquisa foram Nelson Felice Barros e Maria Rita Donalísio.

“A maioria dos ingressantes era da região Sudeste e, após a conclusão da pós-graduação, foram trabalhar nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil na gestão pública de saúde municipal, estadual e federal. Dessa forma, o programa tem contribuído para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde brasileiro”, pontuou Ehideé em sua apresentação.

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PGSC) teve suas origens no curso de pós-graduação em Medicina que a FCM começou a desenvolver, em 1979, somente para médicos. Nesse ano, o então chamado Departamento de Medicina Preventiva e Social, oferecia algumas disciplinas optativas e colaborava com disciplinas obrigatórias no curso recém-criado. A partir de 1985, foi formalizada a área de concentração em Saúde Coletiva, ainda no interior do curso de Medicina. Em 1991 foi aberta a área específica de Saúde Coletiva e o curso passou a ser multiprofissional. O curso foi reconhecido, oficialmente, pela CAPES, em 1992.

Veja exposição virtual preparada pelo Centro de Memória da FCM em comemoração aos 25 anos do PPGSC.