Pesquisas da Unicamp sobre infecção hospitalar e primeiros socorros são premiadas durante Intergastro&Trauma
Duas pesquisas conduzidas na Unicamp foram premiadas com o primeiro e terceiro lugares durante o Intergrastro & Trauma, ocorrido em Campinas no mês de maio. O evento reuniu cerca de 1.500 participantes, 70 convidados internacionais, cirurgiões, gastroenterologistas clínicos, pediatras, nutricionistas, enfermeiros e endoscopistas.
A pesquisa Medidas implementadas para controle de infecção relacionada à assistência em saúde em uma enfermaria de gastroclínica e gastrocirurgia de um hospital público, recebeu o prêmio “the best of the best” e ficou em primeiro lugar.
O estudo conduzido pela equipe de enfermagem das Enfermarias de Gastrocirurgia e Gastroclínica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp focou na implementação de medidas para conter o surto da bactéria Klebsiella pneumoniae (KPC), produtora de carbapenemase, uma enzima que confere à bactéria resistência a antibióticos.
De acordo com a enfermeira-chefe e supervisora da equipe de enfermagem, Renata Bigatti Belliozzotti Pavan, a bactéria KPC tem causado muitas morbidades e, portanto, exigido muito esforço, tanto das equipes de enfermagem, como das equipes médicas no controle da sua disseminação no âmbito hospitalar.
“Essas medidas apontadas em nossa pesquisa, certamente, poderão servir de exemplo a outras instituições, no controle dessa contaminação”, comenta Renata.
Avaliação de curso de suporte básico de vida para leigos ministrado por alunos de graduação em medicina ficou com o terceiro lugar. Os autores são Andressa Christine Ferreira Silva, Alcir Escocia Dorigatti, Thiago Rodrigues Araújo Calderan, Elcio Shiyoiti Hirano e Gustavo Pereira Fraga, da disciplina da Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
O estudo avaliou as respostas de 260 participantes de um total de 1.449 inscritos no curso de Primeiros Socorros dos anos de 2013 a 2018. O curso é ministrado anualmente na FCM ao público leigo, com supervisão de professores da Disciplina de Cirurgia do Trauma, abordando tópicos como reanimação cardiopulmonar, manobras de desobstrução de vias aéreas e controle de hemorragias.
“Um dos fatores determinantes da sobrevivência e de melhores prognósticos de pacientes vítimas de trauma e emergências cardiovasculares é ter recebido primeiros socorros adequados. O curso, ministrado pelos secundaristas do curso de medicina, foi efetivo para aumentar o conhecimento dos leigos sobre primeiros socorros”, disse Andressa Christine Ferreira Silva.
Ao todo foram selecionados 75 trabalhos para apresentação oral ou vídeo, dos quais oito foram selecionados para reapresentação. A banca examinadora foi composta por José Luiz Braga de Aquino, José Mauro da Silva Rodrigues, Romeo Lages Simões, Alexandre Buzaid Neto e Simone Guaraldi da Silva.
Leia também:
Megaevento que incluiu o Intergastro & Trauma recebe 1,5 mil pessoas