Medicina e Fonoaudiologia da Unicamp recebem cinco estrelas do Guia da Faculdade do jornal O Estado de S. Paulo e Quero Educação
Ainda no mês de outubro, o Guia da Faculdade – publicação do Jornal O Estado de São Paulo em parceria com a startup Quero Educação – divulgou o ranking dos melhores cursos superiores de instituições de ensino públicas e privadas do país. Novamente, os cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foram listados entre os melhores do Brasil, ambos conceituados com cinco 5 estrelas.
Dos quase 16 mil cursos avaliados, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas, sendo a maior parte destes oriundos de instituições públicas. Juntas, as três universidades estaduais paulistas concentram os melhores cursos do país. No topo da lista, a USP detém 101 cursos 5 estrelas, a Unesp 41, e a Unicamp 36. Acesse o ranking, aqui.
Medicina
Para a coordenadora do curso de graduação em Medicina da FCM, Joana Fróes Bragança Bastos, o resultado do ranking reafirma a formação de excelência oferecida pelo curso médico da Unicamp. “Esta avaliação leva em consideração o projeto pedagógico do curso e sua concordância com as diretrizes curriculares nacionais. Além disso, a avaliação da qualidade do internato e a diversidade de campos de prática são consideradas, tendo em conta o complexo hospitalar e a diversidade contemplada em nosso curso, um dos mais concorridos do país, no vestibular”. Veja aqui a relação candidato vaga.
Joana Bastos também destacou o trabalho do corpo docente da FCM, cuja totalidade dos professores conta com título de doutor e a grande maioria atua em regime de dedicação exclusiva. “Precisamos agradecer o empenho de nossos professores, e também de alunos e funcionários na manutenção da excelência do nosso curso, ainda mais considerando as adversidades dos últimos anos relativas à pandemia de Covid-19”.
Fonoaudiologia
Para a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, Christiane Marques do Couto, o ranking é o reconhecimento da somatória de muitos fatores, que considera desde a qualificação dos docentes do curso à estrutura física da faculdade e da universidade e ao desempenho do corpo discente.
“Sobretudo o nosso projeto de ensino, que é bastante completo no sentido de considerar a importância de várias áreas na formação do aluno. Temos a preocupação de formar profissionais generalistas, que consigam trabalhar a partir do raciocínio crítico, com base em evidências científicas para discernir sobre os melhores caminhos a tomar”, disse.
Christiane Couto também elogiou a avaliação realizada pelo Guia do Estudante. “A avaliação da Quero Educação é muito completa no sentido de oferecer um olhar tanto para os recursos humanos e de estrutura física, como também para as ações adotadas na manutenção e adesão do aluno. Quem nos avalia são pessoas muito competentes, com um olhar e conhecimento sobre o que é a formação de um aluno dentro da nossa área. Isso nos faz ter a certeza de que o caminho percorrido tem sido adequado”, disse.
Conheça mais da FCM