FCM recebe visita de pesquisadora da Universidade de Barcelona e delegação de Maastricht
Isabella Dotti, pesquisadora do Laboratório de Doenças Inflamatórias Intestinais do Instituto IDIBAPS da Universidade de Barcelona, esteve no dia 17 outubro na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Na programação, palestra na pós-graduação sobre cultura de células-tronco epiteliais e as novas fronteiras para o estudo de doenças inflamatórias do intestino. Antes da palestra, Isabella participou de uma reunião com o coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM, Rodrigo Bueno de Oliveira e com o diretor associado da faculdade, Roberto Teixeira Mendes.
De acordo com a professora do Departamento de Cirurgia da FCM e coordenadora do Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais do Gastrocentro da Unicamp, Raquel Franco Leal, a visita de Isabella Dotti é devido a um convênio em pesquisas em andamento assinado em 2014 entre a Universidade de Barcelona e a Unicamp. “Este convênio envolve pesquisas na área de doenças inflamatórias intestinais, principalmente no desenvolvimento de biomarcadores e novos alvos terapêuticos, que já resultaram em publicações em conjunto em revistas de alto impacto e intercâmbio de pesquisadores”, explicou Raquel.
“Durante a reunião, o Escritório de Internacionalização propôs a criação de estágios em pesquisa para nossos alunos de graduação em medicina. Vamos aguardar os desdobramentos”, revelou Rodrigo.
Maastricht
No dia 10 de outubro, uma comitiva da Universidade de Maastricht, da Holanda, visitou a Faculdade de Ciências Médicas (FCM da Unicamp). A delegação foi composta pelos professores Louis Boon, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Maastricht University; Ron M.A. Heeren (Maastricht Multimodal Molecular Imaging Institute) e Thomas Cleij (Maastricht Science Programme, Faculty of Humanities and Sciences).
Eles foram recebidos por Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM, Roberto Teixeira Mendes, diretor associado e Rodrigo Bueno de Oliveira, coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM. Essa é a terceira visita da universidade holandesa à FCM. “Discutimos a possibilidade de pesquisa colaborativa na área de toxinas urêmicas e o recebimento de alunos de graduação em medicina de Maastricht durante o Winter School que ocorrerá em 2018 na FCM”, disse Rodrigo.