FCM entrega prêmios Lopes de Faria e da Semana de Pesquisa
A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp entregou no dia 28 de junho os prêmios Lopes de Faria e da Semana de Pesquisa. A entrega aconteceu durante a reunião da Congregação da FCM. Cerca de 129 trabalhos apresentados na edição do último Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU) concorreram ao prêmio Adolfo Lutz e seis foram selecionados para concorrer ao Lopes de Faria. A Semana de Pesquisa da FCM aconteceu no final de maio e 142 trabalhos foram apresentados e avaliados.
O prêmio Lopes de Faria foi para a pesquisa Mielinólise Pontina Central após transplante de fígado: quadro clínico, fatores associados e tratamento. Análise retrospectiva de 20 anos, de Fernanda Dias Teramoto. A orientação foi da professora Elaine Cristina de Ataide. A menção honrosa ficou para a pesquisa Efeitos da alga Chlorella na qualidade de vida de pacientes com intolerância à glicose e diabetes tipo 2 de Caio Augusto Leme Fujiura. A orientação foi da professora Mary Luci de Souza Queiroz. Leia aqui o resumo de todos os trabalhos que concorreram ao prêmio e os indicados em cada categoria.
A pesquisa Screen time affects boné mass and boné quality but not body composition in male adolescent basketball athletes, de Maurício Camargo Etchebehere e Anderson Marques de Moraes conquistou o primeiro lugar dentre as trabalhos científicos apresentados durante a XII Semana de Pesquisa da FCM. A orientação foi do Gil Guerra Júnior. Com apenas 16 anos, Maurício é o mais jovem pesquisador a inscrever um trabalho na Semana de Pesquisa.
“Na escola eu já fiz outros trabalhos de pesquisa, mas esse é o mais complexo até agora. Ainda há outros dados que podem ser investigados, como por exemplo, a relação entre as horas de sono e o desempenho do atleta adolescente”, confidenciou Maurício, que é aluno do é aluno do ensino médio. Leia mais sobre a pesquisa.
O segundo lugar ficou para a pesquisa Sub-convulsive doses of pentylenetetrazol modify the zebrafish larvae behavior, de Thales Guimarães Parolari, Viviane Cristina Fais, Jhonathan Angel Araujo Fernandéz, Nathalia Peixoto. A orientadora foi a professora Cláudia Vianna Maurer Morelli. O terceiro lugar foi para Jéssica de Aquino Pereira, Júlia Altafini, Lorrany Prado Quirino, Mayumi Waki Dias Covalenco, Silas Deodoro de Oliveira, com a pesquisa Cobertura vacinal da tríplice viral e tetraviral no brasil: Análise descritiva. A orientação foi realizada pelas professoras Eliete Maria Silva e Maria Helena Melo Lima.
A Comissão de Pesquisa concedeu ainda cinco menções honrosas para as seguintes pesquisas:
Parâmetros climáticos influenciam os índices de hospitalizações e óbitos por doenças renais hipertensivas com insuficiência renal?, de Jaqueline Gonçalves, Ana Maria Heuminskide Avila, Paula Dornhofer Paro Costa, Welington Corozolla, Liriam S. Teixeira, Raíssa Pires Coelho, Luiza Marchezan Bezerra e Eliana Cotta de Faria; Validade de equações preditivas para estimativa do gasto energético de repouso em mulheres com diferentes fenótipos metabólicos de obesidade, de Camila Machado Xavier, Franciele B. Ribeiro, Isabela Solar, Alfredo S. Hanada, Renata B. O. N. Freitas, Vinícius F. Santos, Najla S. K. Crouchan, Karen C. A. Silva, Bruno Geloneze e Bianca A. Pititto; Expressão de micrornas circulantes e associação com remodelamento cardiovascular em pacientes hipertensos, de Elisangela C.P. Lopes, Layde R. Paim, Lhays S.N. Censi, Edmilson R. Marques, Luís F.R.S. Carvalho-Romano, José R. Matos-Souza, Wilson Nadruz Jr e Roberto Schreiber; Fatores associados às refeições realizadas dentro e fora do domicílio: Estudo de base populacional em Campinas, São Paulo, de Ana Maria Pita Ruiz, Margareth Guimarães Lima e Marilisa Berti de Azevedo Barros e Sequenciamento de nova geração para quantificação da doença residual mínima na leucemia linfoide aguda por rearranjos em TCR gamma, de Natália Paiva do Nascimento, Patricia Yoshioka Jotta, João Meidanes, Guilherme Nilo Navarro Giusti e José Andres Yunes.
Prêmio Lopes de Faria
O prêmio “Lopes de Faria” foi instituído em 1995 pela diretoria da FCM e pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Caal). O prêmio é um estímulo à iniciação científica. Concorrem ao prêmio de R$ 4 mil todos os trabalhos inscritos e apresentados no último Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMau). Seis trabalhos são selecionados para disputar o prêmio, avaliados e julgados por uma comissão indicada pela Comissão de Pesquisa. O prêmio é uma homenagem ao professor-titular e médico patologista Lopes de Faria, que deu início, em 1965, ao Departamento de Anatomia Patológica da Unicamp e foi diretor da FCM de 1972 a 1976.
Semana de Pesquisa
A Semana de Pesquisa foi criada em 2007 pela Comissão de Pesquisa FCM com o objetivo de promover a interação entre os diferentes grupos de pesquisa, a divulgação da produção científica dos departamentos da FCM e estimular a discussão dos temas abordados entre docentes, alunos de graduação e de pós-graduação e residentes. O evento é composto por palestras e apresentações orais de trabalhos.
Leia também: