Docente da FCM passa a integrar órgão internacional de divulgação científica sobre saúde

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 12/09/2019 - 10:08

Ao lado de outras importantes escolas de Medicina do país, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp acaba de ser acreditada junto ao DIPEx International, órgão que reúne pesquisadores e representantes de entidades civis sem fins lucrativos, de diversas partes do mundo, com o objetivo de melhor compreender como as experiências pessoais de saúde interagem com a sociedade, o meio acadêmico-científico e os serviços de saúde.

 “A missão principal do DIPEx é ajudar os pacientes a obterem informações sobre os problemas de saúde com os quais eles lidam cotidianamente. Na Inglaterra, o DIPEx tem inserção em mais de 100 temas de saúde, em que pacientes, familiares, profissionais de saúde e estudiosos compartilham suas experiências sobre vários tipos de doenças”, comenta Nelson Filice, coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis), que representará a FCM, no DIPEx.

Segundo explicou Filice, a proposta agora é criar um site para o DIPEx, no Brasil. “Nossa primeira ação se chamará “Narrativas em Saúde” e terá como tema inicial, a hanseníase. Nossa expectativa é lançar a versão brasileira do DIPEx já no mês de novembro, quando iremos participar do primeiro encontro internacional do DIPEx, em Oxford, no Reino Unido.”, adiantou.

Membros do DIPEx Brasil
Alicia Regina Navarro Dias de Souza, UFRJ
Abtonio de Padua Pithon Cyrino, Unesp
Cesar Augusto Orazem  Favoreto, UFRJ
Eliana Goldfarb Cyryino, Unesp
Ivone Evangelista Cabral, UFRJ
José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, USP
Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos, UFBA
Maria Inês Gandolfo Conceição, UNB
Nelson Filice de Barros, Unicamp
Octávio Domont de Serpa Junior, UFRJ