Dermatologia da FCM celebra Jubileu de Ouro

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 31/10/2017 - 10:52

No último sábado (28), a disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp comemorou 50 anos de atividade em evento que reuniu professores, médicos contratados, residentes e ex-residentes, com uma programação composta de agenda científica, homenagens e apresentações artísticas.

Ao todo, mais de 100 pessoas prestigiaram a comemoração do Jubileu de Ouro da Dermato, realizada no Auditório 5 da FCM, dentre os quais, destacadas autoridades da dermatologia no Brasil como Nelson Guimarães Proença e Ana Maria Tanaka. O diretor da FCM, o superintendente do Hospital de Clínicas (HC) e o diretor da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) da Unicamp, respectivamente, Ivan Felizardo Contrera Toro, João Batista de Miranda e Manoel Bértolo também compareceram à celebração.

Após agradecer ao apoio da FCM e do HC no desempenho das atividades da Dermatologia, a coordenadora da disciplina, Renata Magalhães, fez questão de estender os agradecimentos ao corpo científico e profissional da área, formado por: Elemir Macedo de Souza, Aparecida Machado de Moraes, André Vergagnini, Maria Beatriz Puzzi, Paulo Velho, Andrea Eloy Hamilton Stolf, Michelle Florence, Juliana Massuda e Mariana Beleli.

“Agradeço a colaboração de todos que construíram a sua história. O que faz um serviço de excelência são as pessoas que por aqui passaram e que ainda estão por aqui. É com orgulho que hoje podemos comemorar 50 anos com uma boa estrutura de assistência, ensino e pesquisa”, disse Renata.

Saiba mais

Texto: Renata Magalhães

Criada em 22 de setembro de 1967, a disciplina de Dermatologia da FCM foi, inicialmente, liderada pelo professor Raymundo Martins Castro, sendo chefiada na sequência pelos professores Luiz Henrique Camargo Paschoal, Aureliano da Fonseca, Elemir Macedo de Souza, Ana Maria Tanaka, Maria Beatriz Puzzi, Aparecida Machado de Moraes e Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho. Na atualidade, a disciplina é chefiada pela professora Renata Magalhães.

Atualmente, a disciplina conta com ampla carga horária na graduação e uma produção científica considerável, com crescente número de pós-graduandos. Cinco dermatologistas são formados por ano e uma vaga é atrelada à pós-graduação com o objetivo de estimular a interiorização do especialista em regiões distantes do país. 

O serviço de Dermatologia da Unicamp é composto por docentes de dedicação exclusiva, médicos contratados com pós-graduação e professores e médicos colaboradores com ampla experiência, que enriquecem o serviço.

Mensalmente, são realizados mais de 1.600 atendimentos e 200 cirurgias, além do atendimento na rede básica com alunos de graduação. Ao longo dos anos, o serviço de referência para atendimento terciário se desenvolveu e hoje conta com enfermaria e ambulatórios específicos como psoríase, biológicos, cabelos e unhas, dermatoses bolhosas, hidradenite, hanseníase, colagenoses, tumores, melanoma, linfoma, estomatologia, vitiligo, cosmiatria, entre outros. 

O serviço de Dermatologia oferece, também, uma gama de tratamentos aos pacientes, como fototerapia, mapeamento corporal, cirurgia micrográfica, terapia fotodinâmica, dermatoscopia e criocirurgia. Tudo, pelo Sistema Único de Saúde.

O programa oficial de residência médica em Dermatologia nessa universidade iniciou em 1970.  Na atualidade, os residentes recebem ampla formação em histologia, micologia e cirurgia dermatológica, e contam com a possibilidade de mestrado profissionalizante. O serviço recebe residentes para estágio de vários serviços da região e médicos para reciclagem e treinamento em serviço.