De maratona a futebol, especialista da Unicamp organiza novo livro sobre lesões esportivas
O médico e coordenador da área de Medicina Esportiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Sérgio Rocha Piedade, acaba de finalizar a edição do livro Specific Sports-Related Injuries. Este livro aborda a relação entre medicina e esporte e é o segundo livro que tem Piedade como editor principal. O primeiro livro publicado foi The Sports Medicine Physician, em 2019.
“Publicar este segundo livro me trouxe grande satisfação pessoal e profissional pois este projeto me ofereceu, novamente, oportunidade de compartilhar, com pesquisadores médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e atletas de diferentes países, o conhecimento, aprendizado e a paixão pelos esportes”, explica Piedade, atualmente em seu segundo mandato como presidente do Comitê de Medicina Esportiva da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (Isakos).
O livro Specific Sports-Related Injuries possuí 544 páginas e está organizado em 36 capítulos, com 85 ilustrações em branco e preto e 142 coloridas. Cada capítulo oferece uma visão abrangente e detalhada de lesões relacionadas a uma modalidade esportiva específica, mecanismos de lesão, diagnóstico e tomada de decisões para estabelecer as melhores estratégias para prevenir e tratar estas lesões. Três capítulos adicionais apresentam aspectos especiais relacionados a lesões esportivas: preocupações com a saúde mental em atletas, avaliação radiológica e resultados relatados pelo paciente adaptados à medicina esportiva (PROM).
O livro em versão impressa ou e-book já estão disponíveis para pedido no site da editora Springer. O lançamento está previsto para abril desse ano. Leia aqui o prefácio do livro.
Leia também:
Livro sobre medicina esportiva organizado por profissionais da Unicamp reúne especialista de 20 países