Com participação de Sérgio Piedade, livro da Springer sobre Medicina Esportiva será traduzido para o grego
Publicado pela Editora Springer em 2019, em inglês, o livro “The Sports Medicine Physician” será traduzido, em 2022, para a língua grega. Referência internacional no campo da Medicina do Esporte, a publicação foi organizada pelo docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Sergio Rocha Piedade, ao lado de Andreas B. Imhoff, Mark Clatworthy, Moises Cohen e João Espregueira-Mendes, grandes especialistas no assunto.
Composto de 50 capítulos, 10 sessões, 250 ilustrações e 695 páginas, o livro conta com a contribuição autoral de pesquisadores dos cinco continentes e foi adotado ela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte como leitura de referência para a Prova de Título em Especialista em Medicina Esportiva.
“Trata-se de uma publicação extremamente útil ao treinamento médico, principalmente dos residentes, oferecendo ampla cobertura da anatomia musculoesquelética e conhecimentos básicos no campo da Medicina Esportiva”, comentou Sérgio Piedade que coordena na Unicamp o Grupo de Pesquisa de Medicina do Exercício e do Esporte.
De acordo com Piedade, a ideia de traduzir a publicação para o grego surgiu ainda na ocasião da realização do congresso da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte Ortopédica (ISAKOS), realizado em 2019, em Cancún, México. "Além dessa, existem propostas de outras traduções. Considero que os valores olímpicos, característicos da Grécia, tem uma conexão com o nosso livro, que explora o universo esportivo", disse.