Atletas campeões mundiais de Luta de Braço são avaliados na Unicamp
Os atletas brasileiros e campeões mundiais de Luta de Braço, Gabriela Vasconcelos, Tatiana Faria, Vitor Pos, Wagner Bortolatto e Rogério Moreira foram avaliados no dia 30 de agosto, às 10 horas, no Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento (Labcred) do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Eles seguem para Budapeste, na Hungria, onde disputam o Campeonato Mundial de Luta de Braço com mais de 1,2 mil atletas de 45 países.
Foram coletadas as medidas de composição corporal, entre elas, massa gorda, massa muscular, massa óssea e estimativa da densidade mineral óssea. Os atletas também fizeram teste de esforço manual com dinamômetro.
De acordo com Mauro Pascoa, pesquisador do Lacred e membro do Conselho da Federação Mundial de Luta de Braço, o objetivo da avaliação é estabelecer medidas de referência para a modalidade, inédito no país e na elite internacional deste esporte, além de comparar com outros países também avaliados no mesmo projeto.
“Hoje, temos um banco com 36 países participantes entre quatro anos de avaliações durante o Campeonato Mundial de Luta de Braço. Toda a logística de avaliações internacionais é conduzida pelo Grupo Minian de pesquisadores formados na Unicamp”, explica Pascoa.
Estiveram presentes no dia da avaliação Paulo Sabione, membro do Conselho Nacional de Atletas e presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço; Anderson Marques, diretor de Esportes de Rendimento de Campinas e Mauro Pascoa, pesquisador do Lacred e membro do Conselho da Federação Mundial de Luta de Braço, além de pesquisadores do grupo Minian.
A expectativa de Paulo Sabione é que a equipe ganhe entre três e quatro medalhas. "O time é bem enxuto, devido a crise. Se chegarmos a cinco medalhas, seráum ótimo resultado", disse.