11º CPEM: O homem é um ser biopsicossocial com muitas variáveis
“Doutor, eu fiquei impressionado. Você me pediu o exame, eu fui lá, e o outro doutor apertou um botão, apertou outro e saiu a imagem colorida do meu coração batendo. Daqui a pouco não vai precisar de médico. É só apertar um botão e sai essas coisas aí... o que o senhor, doutor, acha disso?”, perguntou um paciente ao cardiologista José Eduardo Siqueira, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. José Eduardo fez a conferência O exercício da Medicina entre a ética e a técnica na manhã de sexta-feira (20), durante o 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM).
Diante dessa realidade – denominado de idade da biotecnologia da Medicina –, José Eduardo disse que a tecnologia domina não só a percepção do médico, mas também a do paciente, que deposita mais confiança na tecnologia do que no médico. Para o professor da PUC-PR, o paciente passa de maneira rápida pelo médico que pouco conversa e manda o paciente fazer um monte de exames.
“Estamos nos tornando gerentes de biotecnologias complexas e ensinando muito pouco sobre a arte de ser médico. Estamos formando médicos de gente ou médicos de aparelho? Os nossos problemas de medicina serão cada vez mais éticos e menos técnicos. Temos que ter essa percepção e formar nossos alunos com essa visão”, disse José Eduardo durante sua apresentação a um público formado por médicos, alunos, residentes e educadores.
11º CPEM
Com o tema "Ética e profissionalismo" o 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
Leia as matérias publicadas nos primeiro e segundo dias do Congresso:
Abertura tem conferência sobre profissionalismo docente e apresentação musical
Eu sou você amanhã e o X da aprendizagem
Assédio moral na Residência Médica
Simulação realista no tratamento de urgências
Mídias sociais e o estudante de medicina
A importância da Educação Geral para a formação ética e profissional
Dicas para o sucesso das mudanças curriculares
Realização:
Patrocínio:
Apoio: