11º CPEM: A importância da Educação Geral para a formação ética e profissional
“A Educação Geral é tanto um comprometimento intelectual quanto uma responsabilidade social. Ela capacita os indivíduos a entenderem o mundo em que vivem e a estabelecerem proveitosos objetivos de vida”, disse a professora Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, durante a conferência “Educação Geral” que aconteceu na manhã desse sábado (21), no último dia do 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM).
A Educação Geral, de acordo com a especialista da Unicamp é uma fase de excelência necessária a uma posterior formação específica. “Nas universidades norte-americanas, australianas, canadenses, neozelandesas e inglesas a Educação Geral é à base do bacharelado [...] e envolve a formação dos indivíduos para o desempenho das atividades com responsabilidade social, guiadas por valores cívicos”.
Preparar o futuro profissional para a intelectualidade, oferecendo condições para o livre pensar de ideias e conteúdos. “A própria ideia da formação geral supõe como complemento a formação específica e profissionalizante, de maneira que ela não é incompatível com a intenção da universidade de responder às demandas gerais da sociedade, que são tanto profissionalizantes quanto éticas”, disse Elisabete.
11º CPEM
Com o tema "Ética e profissionalismo" o 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
O encontro científico acontece de 19 a 21 de abril de 2018, no município de Campinas, interior de São Paulo, com o objetivo de promover a discussão e a construção coletiva de temas atuais e de interesse de escolas médicas, profissionais e gestores da Saúde.
Realização:
Patrocínio:
Apoio: