O Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com o apoio da Associação de Educadores e Educadoras Sociais (AEEES) do Estado de São Paulo, organizam o Fórum Permanente “25 anos ECA: avanços no combate à violência a crianças e adolescentes”. O evento acontece no dia 15 de abril, a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp. Para participar do Fórum é necessário fazer inscrição.
De acordo com a médica pediatra da FCM Maria de Lurdes Zanolli e uma das organizadoras do fórum, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um marco definitivo na questão da assistência à criança a ao adolescente. Ele vem para reconhecer a criança e o adolescente como cidadãos de direitos e deveres e estabelecer as responsabilidades da família e do Estado no desenvolvimento biopsicossocial destes indivíduos.
“A partir do ECA, diversos avanços em políticas públicas foram possíveis, mas ainda existem grandes desafios na implementação. Dentre estes, vale ressaltar a dificuldade que os profissionais envolvidos com esta faixa etária enfrentam ao lidar com as questões relacionados à violência contra crianças e adolescentes”, disse Maria de Lurdes.
Entre os convidados para o fórum, destaque para a participação de Dora Aparecida Martins de Moraes, juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude Central;
Helena Oliveira Silva, representante do Programa Cidadania dos Adolescentes da UNICEF e Leonardo Duarte, conselheiro tutelar São Bernardo do Campo. Eles participam da mesa-redonda “Dificuldades de combater a violência sem ser violento. (Veja programação completa.)
“Em torno de 20% a 30% dos adolescentes são vítimas de violência. Apenas entre 2% e 3% das infrações são cometidas por adolescentes. Menos de 1% dos homicídios são cometidos por eles. Se forem presos, poderão ser influenciados por outros adolescentes infratores. Precisamos de políticas preventivas de reeducação e inclusão em programas profissionalizantes. O maior crime que fazemos com as crianças e adolescentes é tirar a perspectiva de futuro deles”, explica a pediatra da Unicamp.
Fórum Permanentes
Os Fóruns Permanentes são promovidos pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e existem desde 2003. Eles se caracterizam por ser um espaço de integração entre a comunidade interna da Unicamp com a comunidade externa à Unicamp. Em 2011, os Fóruns passaram a ser transmitidos via web. Os slides, resumos ou textos apresentados e estão sendo organizados em uma biblioteca virtual.