No dia 20 haverá trasmissão por videoconferência pela FCM e no dia 21 de maio pelo sistema de telessaúde do Hospital de Clínicas da Unicamp.
Comunidades de terreiro apresentam nos dias 20 e 21 de maio, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, suas experiências seculares no cuidado da saúde. Participam do encontro comunidades de todo o Brasil, com apresentação de suas tradições afrobrasileiras no tratamento de doenças, em contraponto com o cientificismo biomédico. Os debates serão coordenados por pesquisadores do Departamento de Saúde Coletiva da FCM. (Veja programação)
“O modo de ser dos cuidados praticados nos Terreiros suscita uma reflexão sobre os princípios do Sistema Único de Saúde e sobre as dificuldades de sua operacionalização. Como parte dessas dificuldades parece residir em apectos culturais, os saberes e as experiências dos terreiros podem ser considerados como alternativas na saúde”, explica Juan Carlos Aneiros Fernandez, professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e pesquisador do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural e Saúde.
A organização do evento pede a todos que se reinscrevam para a emissão dos certificados de participação. Inscrição.