A apresentação da cantora Badi Assad na noite de quarta-feira (11) na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp deu o ponta-pé inicial num projeto ambicioso entre a FCM e o Instituto de Artes (IA) da Unicamp: transforma o auditório da FCM num espaço para shows, concertos, peças de teatro e apresentações culturais. As conversas preliminares entre o professor do Departamento de Psiquiatria e Psicologia da FCM, Paulo Dalgalarrondo e o diretor do IA, Esdras Rodrigues da Silva, sinalizam a elaboração de um calendário de apresentações ainda para este ano.
“Pretendemos trazer artistas da Unicamp e do cenário nacional. Por vezes, os shows serão gratuitos ou talvez cobremos um valor simbólico para arcar com custos da produção ou cachê do artista. Assim que elaborarmos o calendário de shows, divulgaremos para toda a comunidade”, disse Dalgalarrondo, médico psiquiatra e exímio flautista apaixonado pela música.
O diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad, disse que é uma honra poder realizar esse tipo de projeto das imediações da FCM e oferecer para a comunidade um local privilegiado do ponto de vista da estrutura. A mesma opinião é compartilhada pelo diretor do IA, Esdras Rodrigues da Silva.
O show “Badi para Maiores” teve a duração de uma hora e meia. Natural de São João da Boa Vista, SP, Badi revela-se como uma das artistas brasileiras mais completas. Toca violão, canta, dança, transforma seu corpo em percussão. Badi já trabalhou com artistas como Bob McFerrin, Yo-Yo-Ma, Seu Jorge, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos e Toquinho. Foi eleita uma das melhores violonistas do mundo pela revista “Guitar Player” e já se apresentou nos mais prestigiados festivais nacionais e internacionais de música.
Indagada sobre o porquê de seu show chamar-se “Badi para Maiores”, a cantora disse que desde que sua filha Sofia nasceu – hoje com seis anos – ela já compôs mais 70 canções para ela. Para o ano que vem, ela pretende excursionar pelo Brasil com um show para crianças, chamado de “Badi para Menores”.
“Nada mais justo que este show chamar-se “Badi para Maiores”. À tarde eu posso fazer o show para as crianças, e à noite para os adultos”, disse Badi, interagindo com a plateia que lotou o auditório da FCM.
No show apresentado na FCM, Badi cantou 14 músicas, 11 de seu próximo CD “Eu vim daquele lugar – Badi para Maiores”, previsto para setembro deste ano e três das canções que ele fez para a filha. O público acompanhou aplaudindo, cantando e ovacionando a cantora, compositora e violonista Badi Assad que se desta no meio artístico como criadora de um estilo peculiar, que traz voz e violão como elementos fundamentais de sua música.
Após o show, Badi autografou seu DVD Biscoito Fino, um registro único de sua imagem no palco. A apresentação contou com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Texto: Edimilson Montalti - ARP/FCM-Unicamp
Foto: TPugliesi