Semana do idoso atinge cinco mil usuários do HC

 

Dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso. Para comemorar esta data, o ambulatório de Geriatria e Serviço Social do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou, de 27 a 30 de setembro, a Semana do Idoso. O tema da campanha de 2011 foi “Unindo gerações e ultrapassando limites”. A programação contou com oficinas sobre direitos, desafios e conquistas da política destinada ao idoso; exercícios benéficos, saudáveis e posturas corretas para o corpo; ambiente saudável para o idoso evitando quedas; a política de transporte para o idoso, envelhecimento e criatividade e a relação intergeracional - gerações que compõem o ciclo da vida: crianças, adolescentes, adultos e os idosos.

Durante a Semana do Idoso, foram distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso aos usuários das salas de espera dos ambulatórios e Pronto Socorro do HC da Unicamp. As atividades forma desenvolvidas pela equipe do Serviço Social do HC, profissionais, aprimorandas e integrantes do Conselho Municipal do Idoso de Campinas.

“No decorrer da semana, atingimos um público de cinco mil pessoas, sendo 90% desse total, usuários idosos atendidos nos ambulatórios”, disse Ana Maria de Camargo Arruda, Assistente Social no ambulatório de geriatria do HC e pós-graduanda em gerontologia pela FCM.

No encerramento da Semana do Idoso, a professora da Faculdade de Educação da Unicamp e uma das coordenadoras do curso de pós-graduação em Gerontologia e Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Anita Liberalesso Neri, foi homenageada pela produção do conhecimento na área do envelhecimento. Também foram homenageadas Evanilda da Costa Silva e Elisa dos Santos, pelo trabalho desenvolvido com o Grupo da Terceira Idade do Centro de Saúde do Jardim São Marcos e com o Grupo e Coral Flor da Terceira Idade, do HC da Unicamp e Terezinha Ramos, integrante ativa e membro da diretoria da Associação dos Chagásicos de Campinas e Região.

A comissão organizadora da Semana do Idoso foi composta por Maria Elena Guariento, professora do Departamento de Clinica Médica e coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da FCM;  Maria Rita Fraga, Ana Maria de Arruda Camargo, Ernesta Dias, Margareth Rovariz, Maria Aparecida Pinto Araujo, Antonia Cacilda dos Santos, Rosana Sartori, Marcia Paso e Tiago Biasoli, do Serviço Social do HC. 


                

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP

Fotos: Divulgação Serviço Social do HC-UNICAMP