Rogério Antunes profere aula magna na FCM

“O seu diploma lhe dará permissão para examinar e tocar pessoas, ouvir coisas íntimas e provocar grandes mudanças. Olhe para o seu paciente, cumprimente-o pegando na mão, examine com cuidado, mantenha uma conversa confortadora. A nossa profissão não é somente técnica, tecnologia e treinamento. O bom profissional deve compreender a genética, a fisiologia, a patologia, mas para se completar, é preciso de uma dose de paixão.”

Esta foi uma das recomendações dadas pelo professor e médico Rogério Antunes Pereira Filho aos calouros dos cursos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia na manhã de sábado (3) durante aula magna proferida no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Aluno da primeira turma do curso de medicina, Rogerião, como é carinhosamente conhecido, também deu alguns conselhos aos pais, presentes da cerimônia: “Ainda é cedo para vocês pedirem aos seus filhos um diagnóstico para curar o “constipado” da vovó ou a enxaqueca da titia. Quando vierem visitá-los, avisem, para não “pegar” ninguém de surpresa”, alertou, arrancando gargalhadas da platéia. Ao final de sua aula inaugural, Rogerião foi aplaudido de pé por todos os presente.

Os pais e alunos também foram recepcionados pelo diretor da FCM, Mario José Abadalla Saad e pelos quatro coordenadores dos cursos de graduação da FCM: Wilson Nadruz, da Medicina; Luciana de Lione Melo, da Enfermagem; Maria Francisca Colella dos Santos, da Fonoaudiologia e Carlos Roque Duarte Correa, da Farmácia.

O diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad, disse que a missão da FCM é formar lideranças em suas áreas de atuação e que os alunos, além da sólida formação acadêmica podem, desde o primeiro ano, se inserir nas diversas linhas de pesquisa em andamento na Faculdade. Segundo Saad, Universidades estrangeiras citam os nomes de ex-alunos - Obama, Kennedy - que saíram dos bancos universitários e tiveram destaques na política e nas ciências.

“É com orgulho que falamos que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é ex-aluno desta casa. Da mesma forma, todo o primeiro escalão do ministério tem doutorado na FCM. Este ano, a FCM foi convidada novamente para indicar concorrentes ao prêmio Nobel de Medicina. Tenho certeza que vocês vão continuar honrando essa tradição”, disse Saad.

Após a aula magna, todos visitaram a exposição “FCM: uma visão científica”, organizada pelo Centro de Memória da FCM e participaram de um coffee break servido no saguão do auditório da FCM.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP

Fotos: Edimilson Montalti e Diego A. de J. Toledo