O dia 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC. Uma em cada seis pessoas no mundo tem acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. A cada seis segundo, uma pessoa morre de AVC, independentemente de sexo, idade ou raça. No Brasil, o AVC é principal causa de morte.
No dia 25 de outubro, das 9 às 12 horas, especialistas neurovasculares da Unicamp e de outros países tiram dúvidas sobre AVC na Sala da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A entrada é franca. Vagas limitadas. Inscrições via e-mail limin@fcm.unicamp.br. A apresentação será transmitida por videoconferência para todo o Brasil e pode ser acessada em www.fcm.unicamp.br/videoconferencia. A Sala da Congregação da FCM fica no prédio-sede da faculdade, no último piso, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, cidade universitária Zeferino Vaz, distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP. Acesso também pelo portão da rua Albert Sabin.
No dia 27 de outubro, às 20 horas, no Rudá Bar, em Campinas, acontece o Rock AVC com a apresentação das bandas Azuls, Provérbios SA, Dodjão do Blues, Medunikos, Genéricos, Bones of Fire, Som de Pandora, Boneca de Cera e DJ Kay Freitas. O couvert de R$ 6,00 será revertido para a campanha de combate ao AVC em Campinas. O Rudá Bar fica na Avenida Princesa Isabel, 490, distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP.
Segundo o neurologista da Unicamp Li Li Min, os sinais de AVC são: fraqueza ou amortecimento súbito de um lado do corpo; dificuldade súbita para falar, enxergar, compreender, andar ou equilibrar-se; tontura ou dor de cabeça súbita, sem causa aparente. Se uma pessoa apresentar estes sinais, a recomendação é ligar para 192 (SAMU).
“Quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances da pessoa ficar sem sequelas. Tempo é cérebro!”, diz Li Min.
www.aspebrasil.org, www.cinapce.org.br, www.redebrasilavc.org.br,