O neurocientista Raghu Vemuganti, da Universidade de Wisconsin (USA), esteve dia 20 de setembro no anfiteatro “Paulistão” da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp proferindo a palestra “Tudo está bem quando transcreve bem: RNAs não-codificantes e danos cerebrais pós-AVC”. Raghu veio à Unicamp a convite do professor-visitante Alan Hazell, da Universidade de Montreal.
O genoma dos mamíferos está repleto de genes não-codificantes (ncRNA). A ligação desses genes com as doenças do sistema nervoso está apenas começando a ser compreendida pelos cientistas. Estudos recentes demonstraram que a isquemia cerebral (AVC) muda rapidamente os perfis de diferentes classes de ncRNAs. Outros estudos demonstraram também que a morte neuronal pós-isquêmica e sua plasticidade e capacidade de regeneração podem ser alteradas por microRNAs específicos.
“Estes estudos são de interesse para o desenvolvimento terapêutico. Os ncRNA são novos alvos que podem ser modulados para evitar danos cerebrais secundários após o AVC”, disse Vemuganti.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Foto: Marcelo Oliveira - CADCC-FCM/Unicamp