O violinista Ricardo Herz se apresenta na terça-feira (18), às 20h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A apresentação faz parte de uma parceria entre o Instito de Artes (IA) e a FCM da Unicamp. O show tem entrada franca limitada até a capacidade do auditório, que é de 330 lugares. Ricardo Herz lança seu quarto disco, “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio”, com composições próprias e direção musical de Benjamim Taubkin.
Acompanhado de Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka (violão 7 cordas), o violinista tem se apresentado nos principais teatros e festivais do Brasil e exterior, marcando o público com sua contagiante presença de palco: são solos endiabrados e melodias marcantes que fazem do show uma experiência única na música instrumental brasileira.
Em outubro deste ano o Ricardo Herz Trio terá uma importante missão: será o único grupo a representar o Brasil na seleção oficial do Womex - The World Music Expo, a mais importante feira de música do mundo.
Em cada edição são escolhidos somente 30 artistas pra fazer apresentações e mostrar
seus trabalhos para os maiores produtores e programadores de salas e festivais do gênero. A edição deste ano vai ser em Tessalônica, Grécia.
Herz reinventou o violino. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz mostrando a influência dos 9 anos em que viveu na França. Dali levou sua música para os 4 cantos do mundo: tocou em Festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de Jazz na Rússia, em Israel, na Dinamarca e gravou com músicos de diversos países.
Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz. Com Lockwood, tocou nas principais capitais brasileiras durante as celebrações do Ano da França no Brasil.
De volta ao Brasil, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos de todo o país.
Em 2011, se apresentou como solista ao lado de Dominguinhos, abrindo a temporada anual da Orquestra Jazz Sinfônica no Auditório Ibirapuera. Formou um duo com o vibrafonista, multi-instrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro e foi selecionado no Rumos Música 2010-2012, do Itaú Cultural, onde nasceu mais um duo, desta vez com o gaúcho Samuca do Acordeon. Os dois projetos em breve virarão discos. Com a camerata Cantilena Ensemble tem tocado o repertório do seu disco infantil. Ricardo também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular.
O auditório da FCM fica à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, cidade universitária Zeferino Vaz, Unicamp, Campinas, SP, com acesso pela rua Albert Sabim.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp