Psiquiatra faz palestra sobre sistemas públicos de saúde no Canadá e Brasil

O médico psiquiatra por Deivisson Vianna Dantas dos Santos, doutorando em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp e Universidade de Montreal, proferiu na tarde desta sexta-feira (14) a palestra “Rede de cuidados em saúde mental no Canadá”. O evento faz parte do 11º encontro denominado “Saúde Coletiva ao meio-dia” e aconteceu no anfiteatro do próprio Departamento, na FCM da Unicamp.

Recém-chegado da província de Quebec onde ficou por um ano, Daivisson listou três pontos principais que diferencia o sistema público de saúde do Canadá e do Brasil: a estrutura do serviço de saúde canadense é mais unificada, cada província tem um sistema único de saúde próprio; as práticas comunitárias de saúde são complementares ao Estado que absorve as boas práticas do sistema privado e o gerenciamento do serviço é baseado em resultados com a flexibilização dos contratos de trabalho. “O Brasil se aproxima cada vez mais do modelo neoliberal de gestão em saúde.

O Canadá investe dez vezes mais que o Brasil em saúde. Aqui, o problema do subfinanciamento do SUS é gritante”, revelou.

Texto e foto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp