Nos dias 2 e 3 de maio, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, uma constelação de psicanalistas, psicólogos e sociólogos do Brasil e do exterior participam de um colóquio sobre os desafios teóricos e clínicos da psicopatologia contemporânea. O evento marca a inauguração do Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade (LaPSuS), do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM da Unicamp, que substitui o antigo Laboratório de Psicopatologia Fundamental, fundado há 15 anos pelo psicanalista Mario Eduardo Costa Pereira.
Dentre os especialistas convidados estão Jurandir Freire Costa, Rafaela Zorzanelli e Benilton Bezerra Jr. (UERJ); Mario Eduardo Costa Pereira, Claudio Banzato, Paulo Dalgalarrondo, Gastão Wagner Campos e Rosana Onocko Campos (Unicamp); Jean-Michel Vivès (Université de Nice); Raul Gorayeb (Unifesp); Christian Ingo Dunker (USP); Marco Antônio Coutinho Jorge (Corpo Freudiano – RJ); Nelson da Silva Jr (USP); Mauro Mendes Dias (Escola de Psicanálise de Campinas) e Octavio Serpa Jr., Erotildes M. Leal e Ana Cristina Figueiredo (UFRJ).
“Vamos debater temas polêmicos como o autismo e a prática clínica decorrente de protocolos e procedimentos técnicos usados nos dias de hoje. Pretendemos dar voz aos sujeitos [pacientes], compreendendo os transtornos mentais por outro enfoque e trazendo o diagnóstico para dimensões éticas”, explica o psicanalista e coordenador do LaPSuS, Mario Eduardo.
Como exemplo, Mario Eduardo cita o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para o psicanalista da Unicamp, o TDAH é um transtorno típico do ocidente, fruto da globalização. As crianças são colocadas cada vez mais cedo nas escolas para aprender, numa idade em que elas são inquietas e estão predispostas a brincar. Aquelas que não se enquadram nesse perfil são tratadas como portadoras de TDAH. “No fundo, é a lógica do capitalismo”, explica.
As inscrições para o colóquio já se esgotaram. Mas, para atender a grande demanda de inscritos e interessados nos temas, as palestras serão transmitidas via internet por videoconferência. A programação está disponível no site da FCM e no site do LaPSuS. Mais informações com Auxiliadora pelo e-mail auxi@fcm.unicamp.br. ou telefone (19) 3521-8819.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp