Projetos da FCM e Enfermagem vencem Prêmio PAEPE

O projeto Capacitando e sensibilizando em segurança e meio ambiente da enfermeira Lania Carla Splendor Costa, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), recebeu o Prêmio Paepe na categoria de melhor projeto inscrito de órgão ou unidade da Unicamp. No total, 187 foram inscritos. A FCM concorreu com dez projetos. A entregue do prêmio aconteceu na última sexta-feira (5) no Ginásio da Unicamp. “Receber este prêmio foi, para mim, maravilhoso! Obter este reconhecimento da instituição, pelo trabalho que venho desenvolvendo, é muito gratificante, principalmente porque havia muitos trabalhos de boa qualidade concorrendo junto, na FCM. Por isso foi, também, uma surpresa”, disse Lania. (Veja premiação e relação de vencedores).

O trabalho começou em 2012 com o “Seminário de Boas Práticas de Laboratório”, onde tratou-se do uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva, questões relativas ao atendimento aos acidentes com risco biológico e o manuseio de produtos químicos, com a participação de todos os profissionais que atuam em laboratórios. Em 2013, foi abordado o processo que o profissional exposto a acidentes com material biológico deve ser submetido, as questões sobre vacinação e tratamento medicamentoso.

“Em 2014, realizamos um curso de Biossegurança com um especialista membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), na da área de humanas. Encontra-se em andamento a terceira edição do seminário, onde abordaremos a classificação dos agentes biológicos e os níveis de biossegurança dos laboratórios, o trabalho em biotérios e a temática dos produtos químicos terá enfoque no gerenciamento e armazenamento destes produtos nas áreas de trabalho”, explicou Lania.

Evolução de acidentes por animais peçonhentos e plantas tóxicas através de imagens

Outro trabalho premiado foi "Evolução de acidentes por animais peçonhentos e plantas tóxicas através de imagens", da enfermeira do Hospital de Clínicas (HC) Carla Fernanda Fernandes Borrasca lotada no Centro de Controle de Intoxicações (CCI) e Luciene Cristina Rodrigues Fernandes, da FCM da Unicamp. O projeto foi inscrito na categoria Enfermagem.

O objetivo da pesquisa é identificar e acompanhar a evolução das feridas e lesões causadas por animais peçonhentos e plantas tóxicas até cicatrização final, por meio de fotografias e orientações por telefone, a fim de reduzir riscos relacionados ao abandono dos cuidados, assegurar tratamento adequado e evitar retorno desnecessário a Unidade de Emergência Referenciada (UER).

"Como a maioria dos casos o tratamento é longo, mas com pouca intervenção, vimos que seria possível acompanhá-los em seus domicílios, mesmo que a distância, de forma segura, recebendo fotos por meio de emails e passando orientações por telefone. Foi criado um endereço eletrônico específico para recebimento de imagens e um protocolo para organização sistemática do armazenamento das imagens que permite visualização da evolução da lesão de forma cronológica. Esse projeto pode ser implantado em outros Centros de Controle de Intoxicações e também em outras unidades de saúde que tiverem disponíveis profissionais capacitados para avaliação de feridas, computador com internet e telefone para seguimento", explicou Carla.