A primeira turma do projeto “Fazeres Espelhados” da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentou na tarde de terça-feira (15) o resultado de quase dois meses da oficina de artesanato. Caixas decoradas, sachês, panos de prato, fuxico e outros trabalhos manuais foram expostos pelas alunas. O resultado surpreendeu a ‘curiosa por artesanato’ e instrutora do curso, Soraia Margareth, secretária da Câmara de Pesquisa da FCM.
“As pessoas que terminaram o curso estão passando para frente o que aprenderam. Ouvi histórias maravilhosas. Tivemos momentos de descontração. Nem parece que estávamos na Unicamp”, disse Soraia.
Mercedes dos Santos, fotógrafa da área de Apoio Didático, Científico e Computacional da FCM, disse que se sentia estressada e sem paciência para atividades manuais. Após as dicas das orientadoras, deixou a pressa de lado e as coisas começaram a fluir. “Eu era ruim no fuxico. Queria terminar logo e não dava certo. Depois que descontraí, foi uma beleza. Meu filho, hiperativo, começou a fazer também, em casa. Hoje, ele está tranquilo”, relatou Mercedes.
Emilton Barbosa de Olivera, chefe da área de Apoio Didático da FCM, disse que o objetivo do projeto é dar às pessoas a oportunidade de participar de todas as oficinas programas até o final do ano. “Não precisa ser artista. É um primeiro contato para cada pessoa pessoa expressar o que está dentro dela, numa integração com a arte”, explicou Emilton.
Apesar da turma terminar a oficina, todas pediram à diretoria da FCM um local para se reunirem a cada 15 dias, no horário do almoço, para trocar experiências. “O entrosamento da turma foi tanto que elas querem continuar a oficina. Desta vez, quem sabe tricô vai ensinar para quem não sabe, por exemplo”, explicou Maria Aparecida Moreira Mendes, secretária da Câmara de Pesquisa e executora do convênio.
A próxima oficina que começa na sexta-feira (18) é de pintura em tela. A professora é a artista plástica e funcionária do Instituto de Química, Márcia Cristina Quaiatti Antonelli. As vagas se esgotaram. Há lista de espera.
O projeto “Fazeres Espelhados” foi aprovado pelo edital 01/2012 dentro das diretrizes do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) atendendo as modalidades proposta pelo Planes Unicamp de promover melhoria do ambiente profissional e qualidade de vida por meio de atividades motivacionais, culturais e de integração corporativa.
Idealizado pela área de Apoio Didático, Científico e Computacional, Recursos Humanos, Núcleo de Tecnologia da Informação, Câmara de Pesquisa e Assessoria de Relações Públicas da FCM, o projeto visa motivar e valorizar o lado artístico dos funcionários da faculdade por meio de artesanato, pintura, patchwork, desenho, gravura e fotografia.
As oficinas são mensais, duas vezes por semana, no horário do almoço. No final do projeto, todos os trabalhos serão apresentados na feira Talentos da FCM, que acontece no mês de dezembro no Espaço das Artes da FCM.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Mercedes Santos - CADCC-FCM/Unicamp