A segunda turma do projeto “Fazeres Espelhados” da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentou na tarde desta sexta-feira (22) o resultado de quase dois meses da oficina de pintura. A coordenação da oficina é da artista plástica e funcionária do Instituto de Química (IQ), Márcia Cristina Quaiatti Antonelli. As técnicas ensinadas foram óleo e acrílico sobre tema, com temas abstratos e florais. Os resultados surpreenderam tanto as alunas quanto a professora.
“Entrar em contato com tintas e pincéis, todo mundo é capaz. Surgiram trabalhos diferentes, criativos e as pessoas superaram dificuldades e inseguranças. A habilidade em pintar é aperfeiçoada com o tempo, depois de muito treino”, explica Márcia.
A responsável pela área de compras da FCM, Adélia Cristina Silva, achou que ia ter dificuldades e não conseguiria pintar. “Quando você começa a colocar em prática, você vê que é uma coisa possível”, disse. A intenção de Adélia ao fazer o curso era para adquirir conhecimento das técnicas de pintura e ter qualidade de vida dentro do trabalho. “Dá uma quebrada na rotina. Você volta diferente para trabalhar no segundo período do expediente”, comentou.
Elaine Zerlin, secretária do Departamento de Farmacologia da FCM, é apaixonada por imagens, principalmente fotografia. É a primeira vez que pinta. Para ela, desde o primeiro quadro que pintou até o último no curso de pintura, foi afinar o trabalho. “Começamos com um trabalho bem bruto, até chegar a um bem delicado. Já tenho encomenda para pintar quadros para o quarto da minha neta”, disse.
A próxima oficina é de gravura e desenho. A professora é a artista plástica Alzira Ballestero. As aulas começam no dia 13 de julho. Elas acontecem duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, no horário das 12 às 14 horas, no saguão do auditório ou do anfiteatro 1 da FCM. As vagas são limitadas. Para se inscrever, basta mandar nome, unidade e telefone de contato para relpubl@fcm.unicamp até o dia 12 de julho. Todo material é fornecido pela faculdade.
O projeto “Fazeres Espelhados” foi aprovado pelo edital 01/2012 dentro das diretrizes do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) atendendo as modalidades proposta pelo Planes Unicamp de promover melhoria do ambiente profissional e qualidade de vida por meio de atividades motivacionais, culturais e de integração corporativa.
Idealizado pela área de Apoio Didático, Científico e Computacional, Recursos Humanos, Núcleo de Tecnologia da Informação, Câmara de Pesquisa e Assessoria de Relações Públicas da FCM, o projeto visa motivar e valorizar o lado artístico dos funcionários da faculdade por meio de artesanato, pintura, patchwork, desenho, gravura e fotografia.
No final do projeto, todos os trabalhos serão apresentados na feira Talentos da FCM, que acontece no mês de dezembro no Espaço das Artes da FCM.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Edimilson Montalti e Emilton Barbosa