Pesquisas do Programa de Aprimoramento são destaques do Boletim da FCM

No dia 25 de fevereiro aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o XIII Seminário dos Cursos de Aprimoramento da FCM. O evento marcou a recepção dos 110 novos aprimorandos distribuídos nos 55 cursos oferecidos pela instituição e a conclusão da turma do ano anterior, que apresentou 58 trabalhos científicos. Os 10 melhores trabalhos premiados serão publicados na edição desse mês do Boletim da FCM e edição do mês de abril.

Os cinco primeiros trabalhos publicados são: Aspectos linguístico-cognitivos de pacientes com doença de Parkinson, de Camila Lirani-Silva e Lilian Teresa Bucken Gobbi; Pesquisa de anticorpos anti-HLA em pacientes com suspeita de rejeição do enxerto renal, de Danieli Cristina da Silva; O trabalho em um consultório na rua: visibilidades, invisibilidades e hipervisibilidade, de Janaína Alves da Silveira Hallais; Identificação de bacilos gram-negativos não fermentadores isolados de amostras de lodo originárias de estações de tratamento de esgoto de indústrias têxteis, de Renata Pastana Piai e Terapia de nutrição enteral em pediatria: comparação entre as calorias prescritas e as administradas, de Bruna Karoline Ferreira da Silva.

O Programa de Aprimoramento foi criado em 1979 pelo Governo Estadual. A Unicamp levou quase 20 anos para implantá-los. Nos últimos sete anos a Unicamp formou em torno de 800 aprimorandos que hoje estão desenvolvendo seu trabalho perante a sociedade. “Isso foi fruto de um amadurecimento e a academia tinha que dedicar sua excelência e qualidade de suas unidades assistenciais para completar formação desses profissionais em consonância com as questões de saúde pública e com o Sistema Único de Saúde”, explica a diretora associada da FCM Rosa Inês Costa Pereira.

A seleção dos alunos para os cursos de Aprimoramento é realizada através de processo seletivo que ocorre entre setembro a novembro de cada ano, com prova objetiva, entrevista e análise de currículo. Os cursos têm início em março e terminam no último dia de fevereiro do próximo ano. A carga horária consiste em 40 horas semanais. Das 1.920 horas do curso, cerca de 20% são destinadas a atividades teóricas. As demais horas são destinadas às atividades práticas.