A pesquisa “Um possível novo marcador para pacientes latino-americanos - Polimorfismos do gene N-acetil-2 e a susceptibilidade para câncer de próstata em pacientes latino-americanos”, dos pesquisadores da Unicamp Mario Maciel de Lima Junior, Leonardo Oliveira Reis, Ana Carolina Trindade Guilhen, Fabiana Granja, Mariana Nicolau de Lima Oliveira, Ubirajara Ferreira, Lucas Leite Cunha e Laura Sterian Ward é um dos finalistas do VII Prêmio Saúde na categoria “Saúde do homem e da mulher”.
Trata-se de pesquisa de caso-controle prospectivo que investigou 478 indivíduos divididos em 126 homens com câncer de próstata; 101 com hiperplasia prostática benigna e os demais como grupo controle, sendo 177 do sexo feminino e 74 do sexo masculino. Segundo o estudo, a associação entre os genes NAT2T481C e NAT2A803G favorecem a proteção contra o câncer de próstata. Entretanto, a presença do genótipo NAT2G857A aumenta em três vezes o risco de câncer de próstata.
Os pesquisadores sugerem que uma investigação de polimorfismos da linha germinativa do gene NAT2 pode ser útil na avaliação de pacientes latino-americanos em risco de hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata. O resumo completo da pesquisa está disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22246524.
Para votar no trabalho acesse:
http://saude.abril.com.br/premiosaude/2012/finalistas/saude-do-homem-e-d...
VII Prêmio SAÚDE é promovido pela revista SAÚDE é Vital da Editora Abril com o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.
O entrega do prêmio será em dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.