João Alvaro de Moraes Felippe, especialista em orientação e mobilidade e coordenador de programas especiais da Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara), de São Paulo, esteve no dia 26 de abril, no anfiteatro 2 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, realizando uma oficina de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual.
A atividade faz parte das comemorações dos 40 anos do Cepre. O convite foi feito pela professora Zelia Z. Lourenço de Camargo Bittencourt, coordenadora da Área de Ensino e Pesquisa. O público-alvo foram os alunos dos Programas de Aprimoramento Profissional do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre).
João utilizou tecnologias e habilidades para intervenção como vendas, simuladores de baixa visão e bengalas longas, visando a acessibilidade, a melhoraria da qualidade de vida e a inclusão de pessoas com deficiência visual em busca da autonomia e independência.
“A discussão dessa temática é fundamental para a interação do indivíduo com o ambiente. Quanto mais pessoas conhecerem condutas e procedimentos adequados em relação à orientação e mobilidade, mais naturalidade teremos no convívio com as pessoas deficientes visuais”, explicou Zelia.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Mario Moreira - CADCC-FCM/Unicamp