Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi e Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro lançaram o livro “Desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo” na sexta-feira (3), no auditório do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O lançamento contou com a presença de alunos de pós-graduação, especialização e aprimoramento da FCM, além de professores, convidados e amigos.
A obra reúne artigos escritos por 38 colaboradores e pesquisadores do desenvolvimento infantil. O livro mostra “a visão de relação de causa, com os fatores genéticos e ambientais, os cuidados que garantem a sobrevivência do bebê pré-termo, assim como a evolução do desenvolvimento nos aspectos: neurológico, oftalmológico, mental, motor, de linguagem, afetivo e social”.
A publicação é da editora Revinter. O livro foi dedicado ao trabalho da professora da FCM Vanda Maria Gimenes Gonçalves, pesquisadora do neurodesenvolvimento infantil, falecida em 2010.
SOBRE AS AUTORAS:
Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro possui graduação em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em neurologia pela USP. Atualmente, é professora titular em neurologia infantil da Unicamp. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em neurologia infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças cérebro-vasculares na infância e adolescência, neuroinfecções, neuroreabilitação, neurocognição, neurodesenvolvimento e neurociências.
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi possui doutorado em ciências biomédicas na área de neurologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e graduação em psicologia pela Universidade Federal do Paraná. É professora adjunta da graduação e do programa de pós-graduação em neuropsicologia infantil do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia da UFPR e professora convidada do curso de Especialização Psicopedagogia, módulo de neuropsicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de psicologia, neuropsicologia e psicopedagogia com ênfase em processos psicofisiológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, avaliação neuropsicológica, neuropsicologia, desenvolvimento infantil, problemas de aprendizagem.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Divulgação