Médico Luiz Sergio Leonardi é homenageado na USP

O cirurgião e professor emérito da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Luiz Sérgio Leonardi será homenageado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) como “Médico de Destaque” no dia 29 de agosto, às 18 horas, durante o III Fórum Internacional de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo, em São Paulo. Ele foi escolhido pela Disciplina de Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo da FMUSP por sua liderança, pioneirismo e conhecimento na área de transplantes.

Leonardi  formou-se em medicina em 1963 pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e foi contrato como instrutor do Departamento de Clínica e Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Campinas, em outubro de 1968, a convite do professor Silvio Carvalhal. Em 1972, defendeu seu doutorado; em 1973 a livre docência; em 1978, tornou-se professor adjunto e em 1981, professor titular de cirurgia do aparelho digestivo.

“Quando cheguei em Campinas, o objetivo era montar uma enfermaria de clínica e cirurgia na Santa Casa de Misericórdia. Passamos 20 anos lá, no sentido de dar estrutura à graduação. Ousamos, também, em iniciar a residência em cirurgia. Foram anos de lutas e trabalho, mas muito felizes”, disse Leonardi.

Contemporâneo de Zeferino Vaz, Leonardi se lembra até hoje da frase dita por Vaz: “se a política entra na Universidade, a ciência sai pela janela”. Depositário de diversas passagens históricas da Unicamp, Leonardi tramitava entre a Faculdade de Medicina e a reitoria, quando não acompanhava o próprio Zeferino à São Paulo para conseguir os despachos nas Secretarias da Fazenda e Obras Públicas do Governo de São Paulo.

“Eu entrei com ele em algumas repartições públicas e o ascensorista o chamava pelo nome e pedia um cigarro. Ele pegava o processo das mãos das secretárias e levava-o de mesa em mesa, pois ele sabia que se não fizesse assim, o fim seria a gaveta do administrador”, revelou.

Leonardi disse que sua contribuição para a Unicamp foi modesta, apesar de ser fundador do Departamento de Cirurgia da FCM.  Até hoje, ele se orgulha de realizar a primeira cirurgia de úlcera péptica no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, juntamente com o professor Mário Mantovani.

“No Departamento de Cirurgia eu fui um colecionador de bons talentos”, relembra.

Leonardi foi diretor da Faculdade de Medicina de 1980 a 1984 e guarda ótimas lembranças desse período. Uma das histórias que mais se orgulha é usar dinheiro do convênio que a faculdade mantinha com o antigo INAMPS para comprar comida para os funcionários mais humildes que trabalhavam na faculdade que, na época, ficava no prédio da Santa Casa, no centro de Campinas.

“Eu comprava no Restaurante Central da Unicamp e, por volta das 10h30 ou 11 horas da manhã, um perua velha da Santa Casa vinha buscar e levava para lá, para dar comida para esse pessoal. Eu guardo isso com muito carinho”, lembra Leonardi, emocionado.

Emoção foi o que o professor, hoje aposentado da FCM, sentiu no dia 28 de maio desse ano, quando aconteceu o "I Curso Básico de Cirurgia para estudantes de Medicina", no anfiteatro Paulistão. Mais de 110 alunos de medicina estavam presentes no curso, organizado pela Liga de Cirurgia. Eles entregaram ao professor uma placa com o brasão da Liga e a denominaram de Liga de Cirurgia Professor Luiz Sérgio Leonardi.

“Naquele momento, minhas pernas bambearam. Ser reconhecido pelos estudantes de agora é um prêmio imenso”, disse Leonardi.

A homenagem ao professor Leonardi será no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Divulgação