Medicina é o curso mais concorrido no vestibular da Unicamp

Como ocorre desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, o curso de medicina ocupa a primeira colocação como o mais disputado da Universidade. Foram 15.989 candidatos inscritos para as 110 vagas oferecidas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A relação candidatos por vaga é de 145,4, um índice 14,2% maior que do ano passado. Essa tendência se acentuou nos últimos anos – especialmente a partir de 2010 – de acordo com o coordenador do curso de graduação em medicina da FCM, Wilson Nadruz Júnior.

Na opinião de Nadruz Júnior, os aspectos que atraem tantos candidatos para o curso de medicina da Unicamp são a valorização da carreira médica, o mercado de trabalho, as possibilidades de especialização na área – são mais de 50 –, e a qualidade e experiência dos professores que lecionam na faculdade. Outro fator destacado pelo coordenador do curso de medicina é de o vestibular da Unicamp ser nacional e permitir que pessoas do Brasil inteiro possam concorrer. E essa concorrência crescente demonstra, segundo Nadruz Júnior, a visão positiva que a sociedade tem em relação ao curso e à Universidade.

“Muitos jovens escolhem medicina motivados por ajudar outras pessoas. Pela medicina, eles podem unir a profissão que escolheram ao ideal de vida”, avalia.

Ainda de acordo com o coordenador do curso de medicina da FCM, a formação sólida dos alunos fica perceptível quando ele vai para o mercado de trabalho. Essa formação – seja geral ou especializada – é baseada nas constantes reformulações do currículo do curso e do ensino teórico e prático dado aos alunos e nos diversos cenários de prática oferecidos aos estudantes. Além das salas de aula, desde o primeiro ano, os estudantes vivenciam o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Campinas e, posteriormente, no Hospital de Clínicas (HC), no Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism) da Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré (HES).

“Um dos objetivos da nossa faculdade é formar líderes em sua área de atuação, e não somente bons profissionais”, diz Nadruz Júnior.

Além das 110 vagas disputadas pelo vestibular, a FCM oferece para 2014 mais cinco vagas para alunos vindos pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), vindos de escolas públicas de Campinas. (Veja como foi a recepção dos alunos que entraram este ano).

O número total de inscritos no vestibular da Unicamp divulgado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é de 73.818 inscritos. Eles disputam 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto. A relação candidatos por vaga geral subiu de 19,6 no vestibular passado para 21,3 nesta edição. Veja a tabela completa na página da Comvest.

Texto: Edimilson Montalti- ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Marcelo Oliveira - CADCC-FCM/Unicamp