Wilson Nadruz Junior, coordenador do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp; Li Li Min, coordenador associado do curso de graduação em Medicina; Maurício Etchebehere, coordenador do Internato Médico e Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri, assessora pedagógica do curso de Medicina estiveram, no início de maio, em Boston (EUA) visitando a Harvard Medical School, a School of Engineering and Applied Sciences e o Massachusetts Institute of Technology MIT). Eles também estiveram em Nova Iorque visitando a Weill Cornell Medical College. As visitas fazem parte de um projeto contemplado pelo edital da Funcamp/Unicamp/Santander para visitas a cursos de graduação de excelência internacional.
Em Boston, na Harvard University, a comitiva da FCM visitou o Mazur Group e foram recebidos por Eric Mazur e Laura Tucker. Lá, eles conheceram estratégias de ensino e avaliação do estudante. Os visitantes acompanharam a aplicação de uma prova aos alunos do curso de graduação. A comitiva conheceu também as instalações da Harvard Medical School, acompanhada pela diretora de assuntos docentes Maureen T. Connelly. Em seguida, reuniram-se com o diretor de Educação Médica Jules L. Dienstag, que apresentou a estrutura curricular do curso de Medicina e as particularidades da sua administração.
No MIT, a visita ocorreu no Professional Education. Clara Piloto apresentou os cursos e currículos desenvolvidos, bem como possibilidade de intercâmbio através do Educational Network Lean Advancement Iniciative (EdNet-LAI), no qual a FCM é membro. Depois, foi feita a visita ao campus e laboratórios.
Em Nova Iorque, os professores da FCM da Unicamp foram recebidos na Weill Cornell Medical College pelo professor Thomas Maack, que apresentou a estrutura curricular do curso de Medicina e acompanhou a comitiva na visita ao laboratório de desenvolvimento de habilidades clínicas e ao laboratório de anatomia.
“Durante as visitas, pudemos conhecer as características da gestão acadêmica, estrutura curricular de ensino relacionada às disciplinas básicas dos cursos e ao Internato Médico e observar a estrutura física dos laboratórios de ensino. Também trouxemos informações sobre a dinâmica de composição dos estágios, a autonomia dos estudantes diante do atendimento médico e a integração das especialidades médicas”, disse Silvia Passeri.
Outro ponto destacado pela assessora pedagógica do curso de Medicina da FCM da Unicamp foi conhecer o sistema de avaliação de desempenho do estudante de Medicina das Universidades norte-americanas visitadas e identificar instrumentos e características que podem ser aplicadas no curso de Medicina da Unicamp, desde o ensino básico até o Internato Médico. “Assim, podemos aprimorar as avaliações já implantadas no curso médico da Unicamp”, disse.O relatório final da visita, assim como as referências obtidas, serão apresentados na reunião da Comissão de Ensino de Graduação nesta terça-feira (14), às 14 horas, no anfiteatro da Comissão de Graduação de Medicina.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Divulgação.