A médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Silvia Santiago; a assistente social do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp Marli Elisa Nascimento Fernandes e a psicóloga da Faculdade de Educação da Unicamp Angela Fátima Soligo receberam a medalha Força da Raça. A medalha foi entregue pela comendadora Edna de Almeida Lourenço em evento ocorrido em 27 de novembro, no Clube Andorinhas de Campinas.
O prêmio é concedido pelo Grupo Força da Raça – entidade do movimento negro de Campinas fundada em abril de 1990 com o objetivo de lutar por igualdade de oportunidades para a população negra – aos profissionais que se destacaram em suas atividades voltadas ao ensino, pesquisa e projetos sociais junto à comunidade negra de Campinas e região. O evento marcou, também, o Jubileu de Prata do Grupo Força da Raça.
“Quando recebi o convite informando que eu havia sido indicada pela comunidade da Unicamp como profissional de destaque, a emoção foi muito grande”, revelou Marli.
“Acredito que fui indicada pelo trabalho que desenvolvo na questão da equidade no atendimento à saúde da população negra e carcerária. Fiquei honrada e surpresa pelo prêmio”, disse Silvia.
“Essa medalha é um símbolo do povo negro e reverbera a importância da pesquisa que faço sobre história da África e racismo. Mostra também que a academia pode dar resposta às questões sociais”, disse Fátima, emocionada.
Já receberam a medalha Força da Raça a jogadora de basquete Magic Paula, o lutador de taekwondo Diogo Silva, o sambista Almir Guinetto, a ex-deputada federal Janete Pietá, o jogador de futebol Ronaldão e o professor da FCM Aarão Mendes Pinto Neto, entre outros.