Laboratório de Lípides da FCM abre vaga para pós-doc

O Laboratório de Lípides da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está selecionando um pesquisador para uma posição de pós-doutor vinculado ao Projeto Temático FAPESP nº 2006/60585-9 “Relação de concentração de HDL-colesterol com o metabolismo de colesterol em monócitos e no plasma humano”.

A bolsa terá duração de seis meses e o bolsista deverá atuar em atividades laboratoriais e acadêmicas do Laboratório de Lípides de Unicamp podendo atuar também no Laboratório de Lípides da Faculdade de Medicina da USP, sendo que estas não contemplam atividades oficiais de ensino.

A vaga está aberta para brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá remuneração e benefícios em conformidade com a FAPESP, no valor de R$ 5.578,34 por mês.

Para se candidatar, os interessados devem enviar até o dia 03 de outubro de 2012, por correio, para a professora Eliana de Faria, Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Campinas, São Paulo, Brasil, CEP 13083-970, telefone: 19 3521-7064 e e-mail cottadefaria@gmail.com, os seguintes documentos:

1. Curriculum Vitae atualizado contendo e-mail e telefones de contato do candidato(a);

2. Uma proposta de pesquisa especificando os tópicos a serem estudados com cronograma e as esperadas publicações;

3. Uma carta de recomendação vinda de uma pessoa de contato preferencialmente recente seja acadêmico ou profissional;

4. Uma cópia da última publicação científica.

Resumo do Projeto Temático:

De acordo com ensaios populacionais, a concentração das HDL, no plasma, é inversamente relacionada à incidência de doença aterosclerótica coronariana de maneira muito mais significativa do que a elevação da LDL como fator de risco positivo. Embora os mecanismos de aterogenicidade destas últimas tenham sido minuciosamente elucidados in vitro e in vivo, não são totalmente conhecidos os principais mecanismos da ação antiaterogênica conferida pela HDL. Uma é a sua participação no transporte reverso de colesterol (TRC), sistema pelo qual o colesterol dos tecidos periféricos, incluindo o da íntima arterial, é transportado ao fígado e excretado como colesterol ou ácido biliar na bile. Tendo em vista a premissa que o controle do metabolismo corpóreo de colesterol deve: 1) variar muito mais em função da concentração, no plasma humano, da HDL do que da LDL; 2) que os linfomonócitos do sangue refletem a síntese corpórea de colesterol, e 3) que esta tem relação inversa com a absorção intestinal de esteróis, a presente proposta objetiva medir a repercussão da concentração no plasma da HDL e suas frações sobre a economia do colesterol corpóreo, medida como: 1) expressão de receptores celulares que transportam colesterol através da membrana plasmática; 2) componentes bioquímicos críticos na regulação da produção celular de colesterol; 3) marcadores no plasma e da síntese corpórea e da absorção intestinal de colesterol; 4) Diâmetro das partículas de HDL. Para isto, mediremos os parâmetros que regulam o metabolismo do colesterol em linfomonócitos frescos do sangue e os esteróides plasmáticos marcadores da síntese (latosterol/desmosterol) e da absorção intestinal (fitoesteróis/colestanol).Como objetivo secundário, relacionaremos a concentração de HDL-C no plasma e o tamanho das partículas de HDL com o grau de aterosclerose medido por eco-doppler ultrassonografia de carótidas. Esta correlação poderá dar subsídios a estudo populacional posterior, em maior escala, no qual aterosclerose medida por um método não invasivo possa ser relacionada ao padrão bioquímico de esteróides no plasma ou em células periféricas.