Alunos do primeiro ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram na tarde desta terça-feira (22), no saguão e no anfiteatro 1 do conjunto de salas de aula da FCM, 110 pôsteres dos trabalhos da disciplina Introdução à Prática de Ciência (IPC). Os trabalhos foram submetidos online e avaliados previamente por uma comissão. A nota final foi a somatória das avaliações, mais a apresentação oral feita pelos alunos durante o 2º minicongresso.
“A disciplina tem três pontos básicos: mostrar que medicina é ciência; integrar o aluno no universo acadêmico e mostrar que o processo ensino-aprendizagem não é paternalístico, o aluno deve ser pró-ativo e saber onde buscar as fontes de informação. Além disso, o aluno pega o gostinho de apresentar os resultados do trabalho ao público, como nos congressos nacionais e internacionais”, explicou a professora e orientadora do módulo, Laura Sterian Ward.
A professora e preceptora Fátima Böttcher disse que tem um envolvimento pessoal e afetivo com o módulo IPC. Ela se emociona em ver a festa da coroação de um ano de trabalho dos alunos. “Este trabalho ainda não se caracteriza como um projeto de iniciação científica, mas acho que muito seguiram esse caminho. Como bióloga, para mim diagnóstico é ciência e medicina ainda é arte. Com essa dobradinha vocês farão uma carreira muito bonita”, disse Fátima.
O representante da Comissão de Graduação em Medicina, Li Li Min, disse que o IPC é um diferencial do curso de medicina. Mais que ganhar um prêmio concedido aos 10 melhores trabalhos apresentados, o processo de participação no minicongresso é algo que os alunos vão levar para o resto da vida.
“Essa disciplina abre um leque de opções que vocês vão poder identificar na medicina baseada em evidências uma leitura crítica daquilo que é produzido e poderão adotar o que for mais relevante para a sua vida profissional”, disse a diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, durante a abertura do evento.
Veja a relação dos trabalhos premiados no 2º minicrongresso do módulo IPC.
Texto e fotos: Edimilson Montalti – ARP-FCM/UNICAMP