Começou nesta quarta-feira (6) no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a exposição "Índia, um sonho acordado", do fotógrafo e artista norte-americano Lester Weiss. "Índia, um sonho acordado", é um olhar amoroso sobre a complexidade de um lugar que desafia explicação ou categorização. As imagens foram feitas em duas viagens que Lester fez para a Índia, em 2009 e em 2011, acompanhando sua esposa, professora de yoga, em cursos pelo país.
As imagens são uma fusão de impulsos documentais e poéticos, na tentativa de exprimir a dinâmica e a sobreposição de realidades divergentes. A mescla dessas realidades forma o presente, a realidade indiana. Não se trata de apresentar evidências, mas de expressar o sentimento de um lugar áspero, porém mágico.
“O objetivo deste trabalho não é penetrar no mistério que a Índia projeta em seus visitantes, mas antes celebrá-lo por meio da suspensão do senso de lógica e julgamento ocidentais”, disse Lester.
Natural do Broklyn, Nova York, Lester se formou em estudos interdisciplinares na Universidade de Berkeley, na Califórnia, com ênfase em cinema e artes. Começou a fotografar no início dos anos 80. Fez pós-graduação em fotografia e arte na Universidade Estadual de São Francisco.
Em seus primeiros anos como fotógrafo, concentrou-se em projetos documentários, fotografando “momentos decisivos”, incluindo um trabalho sobre moradores de rua em San Francisco; um trabalho sobre sócios do Brighton Beach Baths and Racquetball Club (clube recreativo) em Brooklyn, New York; paisagens urbanas de Los Angeles, etc.
Em 2003, fez a transição da fotografia tradicional para a digital. Vivenciou um renascimento de produtividade e uma transformação de ênfase, resultando numa fotografia mais abstrata, como uma pintura, um tipo de visualização do realismo mágico ou do realismo poético.
“O Photoshop passou a ser meu quarto escuro. Uso seus recursos para realçar o contraste ou intensificar as cores”, explicou.
O artista realizou muitas exposições, tanto solo quanto em grupo, a maioria delas nos Estados Unidos. Seus trabalhos têm sido expostos a convite em galerias online em sites de arte de vários países, entre eles Chile, Espanha, Itália e Estados Unidos. Suas fotos tem sido publicadas em livros, catálogos de fotografia, revistas, jornais e dvds.
“Minhas fotos são como uma arqueologia do nosso tempo moderno. As imagens, no entanto, não são documentos simples de lugares específicos. Há uma recontextualização da realidade a partir do material bruto que capto”, disse.
Lester fez exposições coletivas e individuais na Espanha, Chile, Estados Unidos e Brasil. Suas fotos foram publicadas em revistas norte-americanas, no Equador, Canadá, Itália e outros países. A exposição "Índia, um sonho acordado", fica até o dia 29 de junho, das 8h30 às 17h30, inclusive finais de semana, no Espaço das Artes da FCM, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, campus Unicamp, Campinas, SP. Entrada franca.
Texto e fotos: Edimilson Montalti – ARP-FCM